Potencial desperdiçado no trabalho (procrastinação)

O potencial desperdiçado no trabalho causa improdutividade e é um fenômeno que faz parte da natureza humana. Apesar disso, procrastinar, ou seja, adiar as atividades no trabalho, só é problema quando se torna um hábito...

O potencial desperdiçado no trabalho causa improdutividade e é um fenômeno que faz parte da natureza humana. Apesar disso, procrastinar, ou seja, adiar as atividades no trabalho, só é problema quando se torna um hábito, até porque, acabamos acumulando demais, e muita coisa vai deixar de ser realizada.

Essa atitude de adiar as tarefas está só ligada ao trabalho ou vida pessoal também normalmente adiamos tanto atividades do trabalho como pessoais, é o que diz a pesquisa divulgada este ano pela consultoria Triad Productivity Solutions. Foi desvendado o que as pessoas mais adiam no dia a dia e descobriu-se que: 97,4% dos participantes admitem postergar tarefas da rotina com regularidade, sendo que 13% deixa atividades de trabalho para depois, mais de um quarto atrasa tarefas pessoais, e seis em cada 10 entrevistados no estudo atrasam ações de ambos os tipos. Observando esses dados, fica bem claro que adiamos tudo que podemos e o que não podemos também. Por exemplo, tenho um amigo que faz isto com telefone, ele diz: “te retorno em cinco minutinhos” (no diminutivo mesmo), esses cinco, se transforma em dez, meia hora... ou seja, fazemos isto no automático, sem perceber.

As causas para este comportamento tão comum, são as mais variadas possíveis, as principais pesquisadas foram a complexidade da tarefa, necessidade de um longo tempo para executá-la, ter outras atribuições, desorganização, falta de prazer com a atividade e preguiça. Estes fatores levam as pessoas à dispersão, e não podendo esquecer os vilões da produtividade, a internet, cujo seus atrativos têm destaque, tais como redes sociais e e-mails, WhatsApp e outros comunicadores instantâneos, jogos e sites de conteúdo, sem relação com o trabalho trazem interrupções frequentes e desconcentração”. A procrastinação interfere no desenvolvimento de uma empresa, 38% dos pesquisados pela consultoria Triad Productivity Solutions, foram gestores e eles apontaram alguns pontos como: atrasos, aumento de horas extras, prazos e custos, além de estresse e insatisfação das equipes. Só não interfere positivamente, o restante acontece.

Um método para evitar o desperdício do potencial no trabalho, não é tipo uma receita de bolo, porém existem algumas práticas já testadas por alguns consultores, e em primeiro lugar destaca-se conhecer e planejar a execução de suas atividades na organização, para isto muitos usam o famoso método PDCA (sigla em inglês que significa — planejar, executar, verificar, agir), o gestor, por exemplo, pode dividir cada etapa deste método por equipe, departamento ou pessoa, vai depender do tipo de negócio que a empresa desenvolve. Mas afirmo, não adianta ter um método e não ter controle, ou seja, não acompanhar/supervisionar o andamento do time.

A todos nesta situação, deixo uma reflexão: O que se ganha em desperdiçar seu potencial? Nada, é hora de maximizar sua competência, mostrar-se como diferencial dentro da organização, e com isso garantir um trabalho bem executado, o que no futuro poderá lhe garantir ascensão no mercado de trabalho e um bom aumento salarial.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento