Possibilidades de seguro para drones no Brasil

As novas possibilidades para o mercado de seguros diante do avanço de tecnologias como os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) ou Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones parece inevitável.

Após a divulgação nos próximos meses das novas e definitivas Regras para essas aeronaves pela ANAC, o crescimento do mercado será vertiginoso. E como tudo na competição tecnológica, só ficarão os grandes!

O sócio da Dron Drones empresa de imagens aéreas e Professor de Tecnologia VANT do IFT - Instituto de Formação Tecnológica em Fortaleza, Márcio Régis Galvão reforça que os Drones precisarão de condições exclusivas ou adequações para sua regularização no Brasil. Segundo ele, a tendência é que os essas aeronaves sejam enquadradas como uma nova categoria da Aviação Civil, onde será necessário adaptar o Seguro Obrigatório de Responsabilidade do Explorador e Transportador Aeronáutico (RETA). Régis acredita que “é preciso estar preparado e disposto para competir em um mercado novo como esse, que merece acompanhamento constante e sistemático.”.

Estima-se que existam no Brasil aproximadamente 120 mil Drones para uso não recreativo, mercado de grande potencial para a atividade securitária. E por isso na vertente tecnológica sempre é possível inovar, em qualquer estágio do mercado e em qualquer situação. Não só as empresas de seguros, mas toda cadeia empresarial e industrial estão, neste momento, planejando sua entrada no mercado dos Drones. Não tem mais volta.

Já nos Estados Unidos está sendo testado neste momento um protótipo de um grande Drone que transporta uma pessoa por centenas de quilômetros e em altura determinada. Aparentemente com toda segurança. Vamos aguardar. Mas o caminho, sem dúvida, é esse!

Márcio Régis Galvão é professor de Tecnologia VANT no Instituto de Formação Tecnológica e Sócio da Dron Drones Imagens Aéreas e da MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de VANTs e tem experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos quinze anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional.

ExibirMinimizar
Digital