POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

ROGÉRIO TOBIAS www.rtconsultoria.adm.br rtobias@terra.com.br Mestre em marketing, administrador, professor de MBA em marketing e gestão, professor de pós-graduação no UNI-BH e Faculdade Promove e diretor da RT Consultoria e Treinamento. Contatos: (31) 9635-7099 Quanto mais evoluem os sistemas de prestação de serviços, quanto maior for o grau de concorrência no mercado, maior eficiência e eficácia os clientes esperarão receber das empresas. Gentilezas, sorrisos, interesse e competência para solucionar problemas, bem como a busca constante de novas formas para o aumento da satisfação das pessoas, continuam sendo uma das armas principais para reter e posteriormente fidelizar. Sempre se pergunta como uma empresa pode se sustentar no mercado ao longo dos anos. Existem diversas formas para se buscar esse resultado, mas cada organização precisa identificar qual delas é mais adequada à sua competência, ou mais apropriada ao perfil do mercado em que atua. Algumas podem ganhar muito espaço atuando com a estratégia do preço diferenciado, vendendo produtos ou serviços básicos, mas, a preços que chamam a atenção de públicos específicos, que estão realmente atrás apenas de economia. Esse tipo de estratégia pode ser utilizado nos diversos segmentos e o seu forte sempre é mesmo o preço mais em conta. Outra forma de se firmar no mercado é através da diferenciação de imagem. Ao contrário da anterior, a empresa cria diferenciais que chamam a atenção de um publico mais exigente e disposto a pagar mais pela distinção. Carros, restaurantes, produtos de vestuário são bons exemplos, pois, leva-se em consideração não o produto ou serviço em si, mas, tudo o que ele representa. Outras empresas podem buscar o seu espaço no mercado, oferecendo além de um produto de qualidade, um serviço de pós-venda superior, que surpreenda os seus clientes, conquiste-lhes, gere credibilidade e atraiam outros. Empresas que vendem carros, apartamentos, equipamentos eletrônicos, por exemplo, podem se valer dessa estratégia para conseguirem distinção. Outra maneira de criar um posicionamento positivo na mente dos clientes é através do oferecimento de qualidade e desempenho superiores. Podem-se disponibilizar produtos mais duráveis, de desempenho acima da categoria ou com maior grau de confiabilidade. Empresas que contam com mais recursos podem usar mão de oferecer o mesmo produto ou serviço mais intensamente, através dos meios de comunicação e fixar de maneira mais agressiva a sua marca na mente das pessoas. Criar sempre produtos novos, oferecer pacotes de produtos, são também ações que podem fazer parte das estratégias empresariais, além, é claro da possibilidade de oferecer o mesmo produto em novos mercados, ou partir para a oferta de produtos novos no mercado atual. Seja qual for o tamanho, os recursos disponíveis, ou o segmento de atuação da empresa, é preciso criar um posicionamento, um referencial, algo que a destaque das demais. Para se conseguir um posicionamento estratégico é preciso não seguir a multidão!
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