Pós-venda é fundamental

Quanto melhor medirmos nosso trabalho, melhores profissionais seremos e cabe a nós fazer com que os outros enxerguem isso. Portanto, cuide bem do seu pós-venda

Pós-venda não diz respeito somente ao atendimento realizado após a venda de algum produto ou serviço. Ele também significa, ou deveria, o modo como você apresenta os resultados de um trabalho realizado. Se quando um vendedor efetiva uma venda é importante, entre outras coisas, que ele saiba quem é seu cliente para que possa realizar ações posteriores com ele, do mesmo modo um prestador de serviço deve ter em mente a importância da apresentação correta do seu trabalho. É isto o que dará a dimensão da importância daquela atividade.

Na área da comunicação corporativa não é diferente. Quando realizamos um trabalho de divulgação, é fundamental apresentar resultados de forma estratégica. Pode parecer “chover no molhado”, mas números absolutos de inserções na imprensa ou de curtidas em uma página de rede social não querem dizer muita coisa a respeito do que é desenvolvido pelos profissionais de comunicação. Temos que valorizar nosso trabalho!

A divulgação de um evento, por exemplo, é algo que inicia muito antes do acontecimento propriamente dito. São meses de planejamento e trabalho em cima do fato, pensando nas melhores formas de alcançar mais visibilidade para o evento. Portanto, um pós-venda ideal vai valorizar essas questões e vai mostrar mais do que números, vai mostrar o “penso” de quem faz acontecer. Com isso, conseguimos fazer com que pessoas que não trabalham na área da comunicação entendam a importância de profissionalizar sempre mais este setor dentro das empresas.

Ao finalizar um projeto, preocupe-se em entregar um relatório de ações e resultados para o seu cliente. Seja ele um cliente externo ou interno (o seu chefe, por exemplo). Não espere que te peçam, faça! Além de mostrar que você tem capacidade analítica e estratégica, um relatório bem construído é um importante histórico sobre o seu trabalho e pode ajudar em atividades futuras. Informação nunca é demais. Na comunicação às vezes as coisas acontecem intuitivamente, muita gente sabe. Mas, quanto melhor medirmos nosso trabalho, melhores profissionais seremos e cabe a nós fazer com que os outros enxerguem isso. Portanto, cuide bem do seu pós-venda!

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