Porque escrever um Plano de Negócios?

O Propósito de se escrever um plano de negócios fica bastante claro quando se verifica que o mesmo pode trazer bastante benefícios para sua empresa. Através desta ferramenta de gestão,você consegue planejar e decidir o futuro de sua empresa, sendo possível identificar riscos e até mesmo evitá-los.

Com base no Plano de Negócios é possível identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência, e o ambiente de negócio que você atua; conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliar seu investimento, retorno sobre o capital investido, enfim, você terá um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa. Como se nota, o Plano de Negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma ferramenta extremamente dinâmica e deve ser atualizada periodicamente.

A cultura de planejamento ainda não está totalmente difundida no Brasil, ao contrário de outros países, como por exemplo os EUA, onde o PN é o passaporte e o pré-requisito básico para a abertura e gerenciamento do dia-a-dia de qualquer negócio, independente de seu tipo ou porte.

Esta situação tem mudado rapidamente nos últimos anos devido a vários fatores, principalmente pelo fato de muitas instituições , bancos, órgãos governamentais (MCT,BNDES,CNPQ, etc) estarem exigindo o PN como base para análise e concessão de crédito, financiamento e recursos às empresas e entidades e afins. O PN está cada vez mais tornando-se a principal arma de gestão, que um empresário pode utilizar, visando o sucesso de seu empreendimento. Por essa razão, é necessário que se entenda o que significa um Plano de Negócios (PN), como proceder, o que escrever e como utilizá-lo para as diversas finalidades a que se propõe.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.