Por que o branding é a melhor saída para enfrentar a crise

Mais do que nunca, este é o momento de se investir em branding

Uma das formas mais eficientes para se enfrentar a crise com sucesso é ser único em um mercado em que produtos e serviços se tornam iguais aos olhos de clientes e consumidores. Por isso, mais do que nunca, este é o momento de se investir em branding.

Genericamente, branding pode ser traduzido como gestão da marca, mas a definição ainda é pobre e bastante limitada. Vagner Almeida, diretor da Valmeida +Design +Branding +Innovation, conseguiu no artigo abaixo uma explicação muito mais abrangente de sua real importância não só para as vendas, mas para a própria sobrevivência e sustentabilidade das empresas.

"No momento que você abriu suas portas, você criou uma Persona de Marca. Essa persona é a personificação e materialização de uma necessidade gerada por sua Personalidade ou da soma da Personalidade dos criadores da empresa. Esse processo sempre foi inconsciente e é o fator que leva tantas empresas ao insucesso. A maioria dos empresários está tão focado na venda do serviço e produto como a entrega de um objeto, que não percebe todas as ações disléxicas de estar fingindo um comportamento para convencer o público. Aí são vistas pelo público como uma pessoa duvidosa e disléxica que diz uma coisa e faz outra, ou simplesmente fica claro que está fingindo ser alguém que não é e isso por sí já é motivo de desconfiança no mercado.

Estas empresas caem no mercado do preço rapidamente, pois sem uma Personalidade que inspire relação, credibilidade e confiança, ela se torna como outras mil – alguém que entrega produtos – e se tudo que você tem é um produto, então seu único diferencial é preço.

No mercado Atual, as empresas ainda insistem na estratégia de vender produtos para um público que busca relação e valor. Para isso, a Essência da empresa deve ficar clara e deixar de fazer o que todo mundo faz para fazer o que faz sentido para sua Persona. Basta ver o comparativo entre a estratégia de oceano vermelho e oceano azul abaixo:

Somos especializados em análise e desenvolvimento de Persona de Gestores e de Marca, materializando esta personalidade com sucesso através do Branding Comportamental e Design gráfico. Oferecemos mentoria para o realinhamento da Persona de marca de forma a potencializar o ramo de atuação da empresa, otimizar o seu modelo de negócio, seu processo de produção, relação e compra.

Seja na realização do projeto de comunicação da empresa, da embalagem, da ação de ponto de venda, do ponto de venda e da marca e identidade corporativa como um todo, executamos o projeto com base nessa análise proprietária e eficiente de Persona de Marca, somando a sinergia de construir a clareza das ações, cultura, posicionamento e comportamento naturais da empresa e do público com o qual ela se identifica.

O que te torna único?
Toda vez que faço esta pergunta a um empresário ou empreendedor, a resposta formatada é dizer o que ele faz. O que você faz não é quem você é. O que te torna único é a Persona do Gestor que criou a Empresa e Gera uma Persona de Marca única!

Dessa pergunta nasceu o Processo de Persona de Marca. Comprovadamente, a única coisa que sua empresa tem e nenhum concorrente tem é a sua Persona. É a partir das necessidades dela que sua Empresa foi criada e desenvolvida em um processo inconsciente. É esta Persona de Marca que está presente inconsciente nas decisões de gestão, venda e ação da sua empresa. E é ela que é reconhecida pelo público e por mais que se contratem empresas de comunicação e promoção para criar uma imagem diferente de quem você é. E meu amigo, se você não negocia com alguém que tenta ser quem não é, imagine seu público!

Esse processo nasceu da constatação de que o mercado sabe tudo sobre a Persona do Público e Consumidor, mas nada sabe da cultura empresarial e da Persona Empresarial que gerará. Até este momento, todas nossas ferramentas são voltadas a vender o produto, fingindo e mimetizando comportamentos para seduzir o público. Os números mostram que esta estratégia não funciona mais, levando a questionamentos claros em redes sociais e a falência de várias empresas que mesmo conhecendo tudo sobre o público, não conseguiram ser relevante para o mesmo.

Partindo dele, se constrói Marcas que representam realmente QUEM sua empresa é, PORQUE E COMO ela faz e deixa claro que O QUE ela faz é um resultado disso. Ser claro sobre “quem você é” é o que atrai o Público que vai disseminar e defender sua empresa por compartilhar os mesmos valores.

É o que deixa claro onde você é inovador para aí sim desenvolver uma estratégia de oceano azul com uma verdadeira essência, saber como você naturalmente inova em um projeto de Design Thinking, de desenvolver uma estratégia tradicional de negócios ou canvas adequada aos seus potenciais e de desenhar a sua marca ou produtos sabendo exatamente como elas devem se comportar, ou simplesmente saber realmente quais produtos e serviços realmente fazem sentido e serão potencializados pela Persona de Marca de sua empresa.

Sem uma Persona de Marca clara, você ainda se encontra na taxa dos 70% de risco de saber tudo sobre seu público e não ter resultado pois seu público não tem clareza de quem você é.

As marcas, embalagens, comunicação e comportamento de Branding que construímos são únicos pois tem origem na análise e desenvolvimento da persona dos gestores e da marca em si. Sem isso toda identidade se torna uma roupa de palhaço em uma festa de Gala. Não queremos isso para nossos clientes.

Podemos ajudar sua empresa através de Mentorias, Palestras, da análise, desenvolvimento e alinhamento da Persona de Marca em si, Levantamento e diagnóstico das discrepâncias entre a Persona e as ações da empresa, até o desenvolvimento e execução de projetos de Branding e Design Gráfico alinhados ao comportamento natural.

Não deixe para o ano que vem para realizar as mudanças em sua empresa que vão garantir o seu amanhã.

Analisar, planejar, criar uma linha de ação já clara para a construção de sua marca e produto é algo que requer antecipação para que a construção seja madura. É dessa forma que você deixa claro o que te torna único em um mercado onde todos são iguais.

Para isso, é necessário reinventar, antecipar e realinhar dentro de uma estratégia clara adequada a sua Persona de Marca, eliminar do seu processo todos os produtos, atitudes e serviços que não fazem sentido e que denigrem aquilo que é o verdadeiro potencial aos olhos do seu público. Investir então no que faz sentido e com base nisso construir um comportamento de Branding usando o Design Gráfico e outras ferramentas para criar os meios de relacionamento com o Público que será sua nova força de vendas."

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