Por que líderes precisam ouvir mais seus liderados
Por que líderes precisam ouvir mais seus liderados

Por que líderes precisam ouvir mais seus liderados

Você está sentado em cima de um baú de tesouro. Por que não abri-lo?

Os funcionários são seus ativos mais valiosos. No entanto, muitas empresas ignoram isso e os tratam mal. Afinal, Por que líderes precisam ouvir mais seus liderados?

Você está sentado em cima de um baú de tesouro. Por que não abri-lo?

1. Seus empregados no front conhecem os clientes como ninguém. Eles interagem com os consumidores diariamente. Eles têm experiência em primeira mão sobre o que está acontecendo. Eles sabem as respostas sobre como melhor o atendimento e os produtos.

2. Seus funcionários trabalham com seus sistemas e ferramentas internas todos os dias. Eles têm as soluções de como melhorar os sistemas que podem ajudar a aumentar a eficiência e economizar dinheiro.

Lançar um negócio significa resolver problemas de maneira bem sucedida. Resolver problemas significa ouvir. ~Richard Branson

Anos atrás eu percebi uma falha no nosso processo produtivo. Eu informei o meu então CEO acerca do problema. Ele me disse que, de acordo com seus cálculos, aquilo não era um erro e que se ele quisesse minha opinião, ele pediria. Infelizmente esse erro custou à empresa uma fortuna tão grande que hoje ela não existe mais. Se ele tivesse escutado...

Organizações bem sucedidas agradecem, ouvem e agem sobre o feedback do funcionário.

Encorage as pessoas a falarem e escute-as. Quando você pedir o feedback do funcionário, aja em cima daquelas informações. Implemente as sugestões. Se você não o fizer, os funcionários vão achar que a política de feedback não passa de conversa mole. Mostre que você os valoriza ao valorizar o feedback. Essa atitude vai mostrar que você tem a intenção de garantir as ferramentas e melhorar as condições para aqueles que estão entregando o melhor de si. Fará com que eles tenham maior interesse no negócio e façam tudo para que seja bem sucedido. Empregados querem ser ouvidos e respeitados. Ao ouvir, você transmite esse respeito e constrói confiança. Com isso, as equipes e seus membros se engajam mais e melhor.

E o mais importante: reconheça e recompense os empregados por suas contribuições. Seja generoso nas recompensas e nos agradecimentos. Celebre as vitórias. Essas atitudes irão promover uma cultura que recebe bem os feedbacks.

As organizações podem ter sucesso ou fracassar de acordo com a qualidade de suas interações. Uma comunicação ruim embute um alto custo. Ela pode levar ao desengajamento e à perda de milhões de dólares para a empresa todos os anos. Por isso é importante para os líderes dominar a habilidade de "liderar e ouvir".

Líderes que não escutam eventualmente estarão cercados por pessoas que não têm nada a dizer. ~ Andy Stanley

Sempre há algo de valor no que seus funcionários têm a dizer, já que eles estão no chão -- eles têm insights muito melhores do que as pessoas que estão no topo. A realidade deles é muito diferente do que você pode imaginar. É mais realista, prática e dá uma visão mais clara.


O artigo foi publicado no blog da autora e cedido gentilmente ao Administradores.com

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