Por que fazer um Valuation?

Em diversas ocasiões na vida de uma companhia essa pergunta pode aparecer: aporte de um novo investidor em contrapartida a novas dívidas, aquisição de concorrentes, venda parcial ou integral de cotas/ações, questões sucessórias, abertura de capital, entre outras

Para famílias que fundaram empresas, essas representam um bem de valor indescritível: sonhos e esperanças de gerações inteiras são depositados em um empreendimento que muitas vezes se mantém de pé devido à tenacidade de seus fundadores. Todo o investimento de tempo, suor e estratégias, efetivamente realizados, resultam num patrimônio que pode transformar vidas.

Chegam momentos estratégicos em que uma pergunta precisa ser respondida: quanto vale o meu negócio? Em diversas ocasiões na vida de uma companhia essa pergunta pode aparecer: aporte de um novo investidor em contrapartida a novas dívidas, aquisição de concorrentes, venda parcial ou integral de cotas/ações, questões sucessórias, abertura de capital etc.

Além dessa infinidade de situações, o Valuation deve ser visto como uma ferramenta de gestão. A pergunta que se responde ao fazer a análise de uma empresa é, em última instância, quanto vale a sua operação, ou seja, quanto de valor a equipe de gestão agrega ao negócio?

O Valuation, por sua natureza de serviço, requer uma equipe especializada e uma consultoria com bagagem para realizá-lo. Além de equipe com experiência, um dos critérios mais importantes na atividade de avaliação de empresas é a ética, seja no zelo com as informações confidenciais à inexistência de conflitos de interesse durante o cálculo contratado pela empresa cliente, pois este será usado e debatido em situações de negociação.

A empresa que estiver em momento de realizar essa avaliação precisa estar segura de que contratou serviço competente e com estrutura total para total adequação às suas necessidades e porte.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento