Por que estudar o agronegócio?
Por que estudar o agronegócio?

Por que estudar o agronegócio?

Descubra as oportunidades na área promissora do agronegócio

A escolha de uma profissão nem sempre é fácil. São muitas opções de carreira em áreas

variadas. Além disso, é importante considerar quais profissões estão em alta no mercado de

trabalho, para tomar uma decisão acertada. Em meio a tantos cursos, há um que oferece aos seus estudantes um extenso campo de atuação em uma profissão promissora: o Agronegócio.

Entenda, ao continuar essa leitura, porque estudar Agronegócio é uma ótima escolha.

O que é agronegócio?

O agronegócio é, resumidamente, o conjunto de todas as atividades industriais e comerciais relacionadas à agropecuária. Isso engloba a produção de insumos, passando pela mão-de-obra, até à distribuição dos produtos.

O agronegócio no Brasil

O agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil - o quarto país que mais produz alimentos no mundo. Além de ser o responsável por um terço dos empregos ofertados por aqui, o setor responde por cerca de 40% de tudo o que é exportado. Em 2017, o Agronegócio registrou a maior participação do PIB de toda a sua história, com 23,5% do total deste indicador, de acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em valores, isso representa mais de 350 bilhões de reais registrados pela balança comercial naquele ano. É um número extraordinário.

Quais as áreas de atuação de um profissional do agronegócio?

Quando se fala em Agronegócio, é natural que se lembre dos produtores rurais. Mas, além destes, há vários setores em que o profissional encontra espaço no mercado de trabalho:

 Desenvolvimento de sementes e matrizes: técnicos e gestores que buscam oferecer as melhores sementes, mudas e animais, com a ajuda da tecnologia.

 Indústria e comércio de máquinas: toda a indústria de máquinas e implementos agrícolas está envolvida diretamente com o Agronegócio, e especialistas dessa área

estão na mira do setor.

 Desenvolvimento e comércio de defensivos agrícolas e vacinas: profissionais especializados nesses insumos são peças-chave em qualquer negócio do ramo.

 Logística e Comercialização: responsável pela distribuição e comercialização dos produtos desde o produtor rural até o consumidor final.

 Gestão: responde pela organização das propriedades rurais, da produção agroindustrial, do marketing, das finanças, da qualidade, da comercialização e das vendas dos produtos.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Douglas Matteu

    Douglas Matteu

    Diretor Presidente Instituto de Alta Performance Humana - IAPERFORMA Professor universitário concursado pela Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - Docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão) Doutor em “Business Administration Ph.D.” - Florida Christian University FCU/ EUA Mestre na “Arts in Coaching” - FCU/EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação; Especialista em Marketing; Especialista em Educação a Distância; Especialista em Gestão de Pessoas com Coaching; Bacharel em Administração de Empresas; Formado em Marketing e promoção de Vendas; Coach, Business and Executive Coaching Master Coach com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association) Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), e Associação de Coaching da Alemanha – Com Bernd Isert e Sabine Klenke Habilitado para devolutivas comportamentais: SOAR Global Institute - SOAR HDT Advanced Certification Program. Practitioner em Programação Neurolinguística com reconhecimento internacional da The Society of NLP ™ - licenciada por Richard Bandler, criador da PNL; Trainer em Programação Neurolinguistica pelo INAP; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT Organizador e coautor dos Livros: COACHING ACELERAÇÂO DE RESULTADOS Master Coaches: Mestres do Coaches Técnicas e Relatos de Mestres do Coaching e Treinadores Comportamentais - Coautor dos Livros: de mais de 20 livros Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos em in company, palestras, Coaching e Consultoria;
    café com admMinimizar