Por que contrataria um consultor?

Uma abordagem sobre qual o melhor momento para contratar um consultor e o que eu espero que ele me dê de retorno.

Sempre que precisar dar velocidade, agilidade a um projeto, negócio ou a necessidade de se reorganizar para eliminar gargalos e problemas, você poderá contratar um consultor.

Sua atuação poderá ser de modo participativo quando o consultor busca informações em todos os níveis hierárquicos da empresa para solucionar as necessidades levantadas ou de modo prescritivo quando o consultor faz um diagnóstico e apresenta soluções que devolva a saúde financeira ou organizacional da empresa.

Podemos considerar o consultor como uma peça chave que entra na sua empresa para executar uma diretriz específica ao alcance de um resultado financeiro positivo, seja ele, qualitativo ou quantitativo.

É importante lembrar que o consultor não é a solução para todos os seus problemas e sim uma peça chave para ajudar e aconselhar, dentro de sua expertise, qual a melhor técnica para maximizar resultados com minimização de esforço dentro da diretriz desejada, no menor tempo, com maior qualidade, pouca burocracia e maior agilidade.

Lembrando sempre, que, para o alcance dos resultados desejados, toda a organização juntamente com a direção da empresa deverá estar ciente e empenhada no objetivo a ser alcançado.

A grande vantagem de contratar um consultor é que, este encontra-se fora do processo diário, podendo assim, observar o que acontece internamente na empresa e trazer uma visão critica das necessidades em curto, médio e longo prazo. Poderá realizar um diagnóstico para implementar as melhorias necessárias buscando maior fluidez de informações em prol de tomada de decisões assertivas. Desta forma, assumindo a responsabilidade de auxiliar nestas decisões procurando suplantar as expectativas e necessidades da empresa-cliente.

Após o diagnóstico, dentro das necessidades abordadas, o consultor apresenta as possíveis soluções, sendo aprovadas, cria um cronograma com ações e prazos, para inicio e fim dos trabalhos para toda a organização executando entro do acordado e oferecendo feedback semanal, quinzenal ou mensal conforme cada caso.

Em muitos casos, as empresas não conseguem enxergar oportunidades no seu mercado ou não conseguem solucionar problemas recorrentes por falta de conhecimento e é onde vejo um dos encaixes do consultor.

alexandramirandaneves@gmail.com

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento