Por que as organizações existem?

Em essência, as organizações existem para servir.

Como ser dotado de necessidades e desejos, o homo sapiens busca em seu meio ambiente os recursos necessários para satisfazer a si e ao seu grupo, seja este uma família, uma roda de amigos ou uma equipe de trabalho.

Em vista disso, e com o propósito de tornar esse processo de satisfação de necessidades e desejos mais eficiente, eficaz e efetivo, surgem arranjos estruturais dotados de identidade e conduzidos por pessoas. A esse arranjo, denominamos organização.

Dessa forma, torna-se comum e inevitável para nós o contato cotidiano com o trabalho de uma organização, não importando se esta é de natureza pública ou privada: a cama em que dormimos, o café que bebemos, o transporte que utilizamos para ir à escola, ao trabalho ou ao lazer e, até mesmo, o pavimento sobre o qual realizamos esses deslocamentos são frutos de um esforço coordenado de pessoas a serviço de uma organização. Se quisermos ir além, o instrumento pelo qual você está lendo este texto é o resultado de um esforço organizacional.

À luz do exposto, as organizações existem para servir e servem para:

  1. Atender as necessidades de seus clientes;
  2. No caso das organizações privadas, gerar lucro para seus acionistas;
  3. No caso das organizações públicas, promover o desenvolvimento econômico, o bem-estar das pessoas e a justiça social;
  4. No caso das organizações do terceiro setor (ONGs), contribuir, sem fins lucrativos, para a transformação social do meio em que atua; e
  5. Tornar o mundo melhor pela convergência de interesses, talento e esforço de uma coletividade de pessoas.

E qual é o papel da ciência administrativa nesse contexto? Como ciência que trata do processo decisório, a Administração busca conciliar a identidade institucional com o arranjo estrutural mais adequado e as pessoas certas no momento certo e trabalhando da maneira certa. Em outras palavras, a Administração busca dotar o sistema organizacional (identidade, estrutura, processos, recursos e pessoas) de um processo decisório estruturado e voltado para a eficiência, eficácia e efetividade desse sistema.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!

:.

ExibirMinimizar
aci baixe o app