Por que a mulheres são mais espertas que os homens

Artigo traduzido (e comentado) por Elazier Barbosa, especialmente para esse mês de março que comemora a importância da mulher no mundo: 8 de Março, Dia Internacional da Mulher

O artigo abaixo foi publicado em 13 de dez de 2015, com o titulo: ”Why Women Are Smarter Than Men” postado Dr. Travis Bradberry. Ler no original: https://www.linkedin.com/pulse/why-women-smarter-than-men-dr-travis-bradberry

"(Décadas de pesquisa mostram inequivocamente que homens e mulheres são iguais em inteligência geral, o famoso QI, mas que não é o caso quando se trata de Inteligência Emocional (IE).

Entre os homens e as mulheres, existem sutilezas e muitas delas não tão tão sutis assim, então suas emoções que deveriam ser exploradas para serem melhor entendidas."

--------------------------------------------------------------------------------------------

OBS do Elazier: Tendência de ação quando ameaçados:

Homem:-Responde com o típico “fight or flight” (lutar ou fugir).

Mulher;-Parte mais para “tend and befriend” (cuidar e fazer amizade).

Os estudiosos acreditam que a mulher tende a evitar confronto, evitando assim ser ferida, preservando o máximo para ter condições de cuidar da sua prole

--------------------------------------------------------------------------------------------

"Gênero é um lugar comum para as pessoas e isso normalmente resulta em atribuir rótulos em torno das emoções envolvidas. Essa banalização tem caracterizado as mulheres de várias formas, desde como "sexo frágil" e até de serem elas taxadas de excessivamente emocionais.

Quanto aos homens, são rotulados como mais alheio às emoções e de ter temperamento mais explosivo."

---------------------------------------------------------------------------------------

OBS: do Elazier: Se? testosterona é o principal hormônio sexual masculino. A mulher também tem testosterona, mas, em média, a quantidade é entre sete a oito vezes menores do que nos homens. Está relacionado com maior impulsividade, agressividade do homem em relação à mulher. Também influi no comportamento dominante e na competitividade

-------------------------------------------------------------------------------------

"Mas como veremos, esses lugares-comuns não são tão verdadeiros.

Há uma enorme quantidade de pesquisas que sugerem que a Inteligência Emocional (IE) é fundamental para homens assim como para as mulheres no desempenho dos seus trabalhos.

A inteligência emocional é responsável por 58% do desempenho em todos os tipos de postos de trabalho, e 90% dos melhores desempenhos são resultados da influencia da IE.

TalentSmart testou a Inteligência Emocional de mais de um milhão de pessoas e é claro que as mulheres se mostraram superioras nesse quesito.

Mesmo sendo a pontuação geral da IE das mulheres apenas um pouco mais elevada que a dos dos homens, isso é suficiente para que as mulheres apresentarem uma maior maior habilidade em usar as emoções em seu benefício.

Mas essa diferença não consegue responder a pergunta que não se cala: porquê?

COMPARAÇAO (máximo 100)

Autoreconhecimento:

81 = Homens e Mulheres

Autogerenciamento:

78 = Homens

77=Mulher

Auto-concientização Social

80 =Homem

83 = Mulher

Gestão de Relação

74=Homem

75=Mulher

Para entender por que as mulheres pontuam mais que os homens em alguma das habilidades, temos de olhar para as pontuações, cada uma das quatro habilidades de Inteligência Emocional, por gênero.

Há um padrão de confiança nos dados que aponta para algumas explicações interessantes para essa diferença.

AUTORECONHECIMENTO

É o quanto você entende suas próprias emoções no momento, bem como o quão bem você consegue entender suas tendências e as pessoas e as situações que te irritam.

Este é o único lugar onde homens e mulheres têm pontuações perfeitamente iguais. É também um lugar onde os homens foram indevidamente criticados.

As mulheres muitas vezes assumem que os homens não estão em sintonia com suas emoções ou que também não as compreendem.

Os homens também têm a tendência em atrair seguidores, fingindo não ter consciência ou entendimento de suas emoções, na esperança de evitar qualquer responsabilidade por suas ações.

Agora entendemos melhor esse comportamento deles.

AUTOGERECIAMENTO

Ou Autogestão é o que você faz com suas emoções uma vez que você está ciente delas.

Como não se pode faze-las simplesmente desaparecer, a solução é praticar a Autogestão e assim canalizar suas emoções para produzir o comportamento que você quer.

Essa é uma área onde os homens superaram as mulheres.

Eu acredito que a melhor explicação para as diferenças de gênero em inteligência emocional está em função de irmos crescendo e sendo socializado (reforçado por pressões sociais de gênero que vivenciamos como adultos).

No caso do Autogerenciamento, dos homens, geralmente é esperado que eles sejam emocionalmente "fortes" e estejam no controle de suas emoções, o que pode vir a explicar por que eles sobrepujarem ligeiramente as mulheres nesse quesito."

--------------------------------------------------------------------------------------

OBS: do Elazier: Os homens desde criança foram treinados, orientados para seguir aquela máxima: Homem não chora! Assim, aprenderam de certo modo, mascarar determinadas emoções, que a mulher, para o bem dela, expõe abertamente,

----------------------------------------------------------------------------------------------

"CONSCIÊNCIA SOCIAL

A consciência social é o quanto você entende das suas emoções e experiências que tem com outras pessoas.

Isso requer a capacidade de entrar em sintonia (empatia), linguagem corporal e outros sinais não verbais, já que as pessoas não costumam sair e verbalizar o que elas estão sentindo.

Esta é uma área onde as mulheres sobrepujam os homens por uma margem bastante grande (estatisticamente falando).

Esta é também uma habilidade que as mulheres possuem, pois são socializadas para praticar e possuem desde a infância um estímulo e treinamento que os homens não tem.

Certo ou errado, esse comportamento é esperado das mulheres, isto é, cuidar de outras pessoas (e são recompensadas por fazê-lo).

Isso lhes dá uma vantagem quando se trata de Consciência Social.

Os homens por sua vez, não são recompensados por Consciência Social como são as mulheres isso o segue na sua vida adulta.

GESTÃO DE RELAÇÃO

É o pináculo da inteligência emocional.

Isso exige que você use Autoconhecimento, Autogestão, e Consciência Social em conjunto, para melhorar seus relacionamentos nas interações com outras pessoas.

Você não pode esperar para tirar o máximo de proveito de suas interações com outras pessoas enquanto você não compreender suas emoções, assim como a sinalização delas, e usar esse conhecimento para ajustar a sua abordagem para atingir o centro do alvo.

As mulheres têm uma ligeira vantagem na Gestão de Relacionamento por motivos descritos na seção Consciência Social

VANTAGENS

A Inteligência Emocional apresenta uma vantagem significativa para as mulheres no local de trabalho.

Se você é um homem ou uma mulher, não basta apenas ficar imaginando que você é um dos tipos que possui alta Inteligência Emocional. Isso é uma habilidade flexível e que você pode melhorar com determinado esforço.

Para conseguir bons resultados, listo algumas orientações que você pode seguir para melhorar a sua Inteligência Emocional.

LIMITE A INGESTÃO DE CAFEÍNA

Beber quantidades excessivas de café provoca a liberação de adrenalina que é a fonte da resposta de luta ou fuga.

O mecanismo de luta ou fuga evita o pensamento racional em favor de uma resposta mais rápida para garantir a sobrevivência. Isso é ótimo quando um urso está perseguindo você, mas não tão útil, quando você está respondendo um simples e-mail.

A cafeína coloca e seu cérebro e corpo num estado hiperexcitado de estresse, eleva suas emoções altera o seu comportamento.

Como a cafeína se mantêm por um bom tempo atuando no seu organismo, você vai se manter excitado nesse período.

Indivíduos de alta Inteligência Emocional, conhecem bem esse efeito nocivo da cafeína e procuram controlar seu consumo de café.

DURMA O SUFICIENTE

É superimportante um bom sono para aumentar a sua inteligência emocional.

Quando você dorme seu cérebro remove proteínas tóxicas de seus neurônios as quais são subprodutos da atividade neural quando você está acordado.

Infelizmente, o seu cérebro pode removê-los adequadamente somente enquanto você está dormindo.

Então, quando você não dorme o suficiente, as proteínas tóxicas permanecem em suas células cerebrais, causando estragos, prejudicando sua capacidade de pensar.

Uma noite mal dormida prejudica a sua função cerebral em todos os sentidos.

A ausência de um bom sono diminui a sua capacidade de processar informações e resolver problemas, mata a sua criatividade, e catapultas seus níveis de estresse e reatividade emocional.

Indivíduos de alta Inteligência Emocional sabem que o seu autocontrole, atenção e memória são todos reduzidos quando não dormem o suficiente.

Assim, ter um boa noite de sono é uma prioridade fundamental."

--------------------------------------------------------------------------------

OBS: do Elazier. Estudos já realizados com dois grupos de estudantes. Todos receberam as mesmas aulas, mas um dos grupos ficou mais tempo desperto.

Restringiram o seu tempo de sono desse grupo. Conclusão; suas notas foram menores do que grupo que dormia normalmente. Isso está relacionado aos dois tipos de memórias que temos; uma de Curto Prazo e outra de Longo Prazo.

A de Longo Prazo recebe a informação da Memória de Curto Prazo que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada de armazenamento. Isso somente ocorre durante o sono profundo. Assim, sem a condição normal de dormir, a informação não chega à Memória de Longo Prazo.

-----------------------------------------------------------------------------

"PARE COM OS PENSAMENTOS NEGATIVOS NAS SUAS AÇÕES

Quanto mais você ficar remoendo pensamentos negativos, mais o poder e força você estará passando para eles.

A maioria dos nossos pensamentos negativos são o que são; apenas pensamentos, não fatos reais.

No entanto, mantendo-se uma frequência negativas desses pensamentos ou mesmo superestimando-o a sua gravidade, mesmo que eles nunca se transformem em realidade, seu cérebro terá a tendência natural de entende-lo como uma ameaça.

Pessoas emocionalmente inteligentes separaram seus pensamentos a partir dos fatos, a fim de escapar do ciclo de negatividade e avançar em direção, nova perspectiva positiva."

----------------------------------------------------------------------------------------

OBS: do Elazier: A PNL permite reprogramar a mente de pessoas através do uso da linguagem. A forma como se expressa reflete diretamente em nosso espírito e na capacidade de ver o mundo ao nosso redor. Pois:

1) Pensamentos criam sentimentos.

2) Os sentimentos podem ser positivos ou negativos

3) Os pensamentos acabam virando palavras.

4) As palavras acabaram virando ações.

5) As ações viram comportamentos, os quais influem na nossa maneira de agir

6) Nossos comportamentos acabam definindo aos olhos de terceiros o nosso valor positivo ou negativo.

7) Comportamentos viram resultados.

8) Os resultados viram valores que acabando definindo nossa a vida e no nosso destino.

Então concluímos que:

1) Se pensamos e falamos de forma positiva, seremos uma pessoa positiva.

3) Aquilo que a gente fala, pensa acaba repercutindo no nosso corpo.

4) Os estados em que a pessoa se encontra são contagiantes.

5) A qualidade das nossas vidas está em função dos nossos pensamentos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

"PROCURE APRECIAR, GOSTAR DO QUE VOCÊ TEM

Ter tempo para contemplar aquilo que te deixa agradecida, não é apenas a coisa certa a fazer; isso também melhora o seu humor, porque reduz o hormônio do estresse, o cortisol em 23%.

A pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia (Davis), descobriu que as pessoas que trabalhavam diariamente no cultivo uma atitude de gratidão experimentaram melhoras do humor, energia e bem-estar físico.

É provável que os níveis mais baixos de cortisol desempenham um papel importante neste sentido."

TRAVIS BRADBERRY

É o coautor premiado do best-seller, Emotional Intelligence 2.0,

Cofundador da TalentSmart, fornecedora líder mundial de testes de inteligência emocional e de formação, atendendo a mais de 75% das 500 empresas listadas na Revista Fortune.

Seus livros mais vendidos foram traduzidos para 25 idiomas e estão disponíveis em mais de 150 países.

================================================

Mulheres, sintam-se abraçadas! Elazier Barbosa , Palestrante

(As OBS. formam retiradas do meu novo livro, Resiliência)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento