Ponto Com sua empresa na Internet


Uma forma barata e eficaz de ampliar a rede de clientes, a criação de páginas na internet, já muito utilizada por grandes empresas, vem crescendo também entre as micro e pequenas empresas paraibanas para alavancar o faturamento dos negócios.


Somente nos últimos dois meses, a cada dia, um microempresário paraibano criou a página do seu empreendimento na internet através da colaboração do Sebrae.

Somada a esta estatística, existem também aqueles empreendedores que criaram suas "identidades na rede" por conta própria e já comemoram o sucesso e o crescimento proporcionados pela novidade. Quem já experimentou, garante que o retorno é certo.

Trabalhando como cabeleireira há 18 anos em João Pessoa, Fátima Costa criou site do seu salão de beleza há um mês. A própria filha, Rayssa Renata, de 19 anos, foi a responsável pelo desenvolvimento da página e de também inserir o salão nas redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook). Neste período, Fátima diz que acrescentou 110 novos clientes ao salão, um aumento de 17,4% em relação à quantidade de cadastros de clientes que já frequentavam o salão. "Hoje já temos 740 pessoas cadastradas e sabemos que o nosso site contribuiu muito para isto", afirmou.

A estratégia de Fátima Costa, que criou o site depois que uma cliente informou sobre as vendas que estavam sendo realizadas por empresas de compras coletivas, será aumentar a quantidade de clientes por meio de uma espécie de rede de divulgação. "Fizemos panfletos com o endereço do nosso site e também enviamos e-mails para inúmeras pessoas como forma de ampliar a divulgação dos serviços e promoções do salão pelo site", relatou.

Além disto, Fátima oferece promoções que podem ser adquiridas apenas através da internet e utiliza ainda o espaço para ficar mais próxima das clientes, que podem saber sobre sorteios de rifas que são realizados e entrar em contato com o salão através do suporte on-line. "Diariamente, minha filha atualiza a página para que ela não fique monótona. Oferecemos promoções que são válidas somente pela internet e têm sido um sucesso", comemora.

Para aqueles micro e pequenos empresários que ainda não montaram o site, o Projeto "Ponto Com: sua empresa na internet", desenvolvido pelo Sebrae na Paraíba, pode ser o caminho mais rápido para as micro e pequenas entrarem na web.

Além do suporte necessário, o projeto oferece subsídio de até 50% de financiamento sobre o valor cobrado para o desenvolvimento da página. "O projeto foi lançado em julho e já temos cerca de 60 empresas que criaram seus sites. Mesmo que ainda seja recente, estes empresários já observam a expansão de seus negócios", afirmou a gestora do Farol Digital, Danyele Raposo, que gerencia o projeto Ponto Com no Sebrae-PB.

Segundo Danyele Raposo, cerca de 80% dos empresários, que desenvolveram seus sites através do projeto, já estão trabalhando com vendas também pela internet. "Para a nossa surpresa, a maioria dos empresários que resolveram inserir seus negócios na internet já escolheram começar com o comércio virtual, mostrando que eles já estão atentos ao crescimento que pode ser trazido pela internet", acredita.

Outro ponto abordado dentro do Projeto Ponto Com é a capacitação dos empresários. "Iremos também incentivar a interação com clientes com uso das redes sociais, promovendo uma verdadeira cultura digital entre as MPE, tudo isso aliado à finalidade da abertura de novos mercados e redução de custos", comentou Danyele.

04/11/2011 • Pequenas empresas usam internet para aumentar negócios
Fonte: Agência Sebrae de Notícias - PB
Jornal da Paraíba

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