Políticas e gêneros

O artigo em questão cita a desigualdades de gêneros que vemos em nossa sociedade

Discutir sobre a desigualdade entre os sexos, onde vemos muito na nossa sociedade, é muito difícil, porque, temos muitas pessoas machistas e também temos muitas pessoas femistas, e vemos que essas opiniões e pensamentos distintos que na maioria das vezes nunca se complementam, causam certas discussões, onde na verdade deveríamos refletir sobre o assunto para melhorar nossa sociedade.

O que podemos dizer sobre machismo, é um conceito onde o homem valoriza as características físicas, envolvendo somente o sexo masculino e desvalorizando o sexo feminino, com pensamentos e comportamentos que não admitem a igualdade entre os sexos, sendo superiores as mulheres.

O femismo ou misandria é o mesmo sentido do machismo, mas, voltado somente para as mulheres, sendo elas com os pensamentos de superioridade ao sexo masculino.

E o feminismo é a igualdade dos gêneros, defendendo os direitos das mulheres como os dos homens. Ambos os sexos devem ter os mesmos direitos e valores na sociedade.

As desigualdades de gênero possuem raízes profundas na história do Brasil. No entanto muitas mulheres conseguiram seus direitos, que eram vistos somente e exclusivamente aos homens. Por exemplo, o direito de votar! Mostrando que devemos ter os mesmos valores independentes do sexo.

O que muito se questiona, é que “Devemos reduzir as desigualdades de gêneros”. Isto é nada mais ou nada menos, a diferença entre o homem e a mulher. Falar em reduzir as desigualdades não significa negar diversidades ou conflitos. Devemos tratar das diversidades e as pequenas diferenças que existem entre um homem e uma mulher, mas, atribuindo somente a igualdade a ambos, atribuindo o mesmo valor aos dois gêneros e as pequenas diferenças existentes que devem ser bem vistas perante a sociedade.

O conceito de Diferença é “qualidade que permite que algo se distinga de outra coisa”, ou seja, devemos enxergar e aceitar que existem sim diferenças entre os sexos, mas, também devemos enxergar que cada um tem o seu valor e suas qualidades, e se conseguíssemos trabalhar com ambos, em um mesmo propósito, o valor de um, complementaria o do outro e assim teríamos um trabalho bem arquitetado.

Esses preconceitos que vemos de pessoas machistas vem degradando a integridade de pessoas do sexo feminino, assim as mulheres se sentem frágeis na sociedade. Como podemos reformular esses conceitos em nossa sociedade? Com a cooperação entre homens e mulheres, assim, podem-se redefinir os papéis dos gêneros. Como grande formadora de opiniões, a mídia tem o papel de difundir o movimento e atuar em parceria com ONGs em campanhas pela igualdade. Também a escola tem um papel importante, com o auxílio da família, combater essa desigualdade ainda em seu começo, estimulando o respeito entre as crianças. Assim teríamos uma sociedade igualitária e livre de preconceitos, o respeito seria mutuo entre ambos os sexos e reforçando que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.

Referência biográfica:

  1. www.wikipedia.com.br
  2. www.conceito.de.com,br
  3. www.texto.farah.com.br
  4. www.uol.com.br
  5. www.dicionarioonline.com.br

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento