plano de marketing e estratégias

Empresa tem que ter: missão, metas e objetivos estrutura de um plano de marketing 1-sumario executivo a-sinopse b-princípios aspectos do plano de marketing 2-analise ambiental a-analise do ambiente externo b-analise do ambiente do consumidor c-analise do ambiente interno 3-analise SWOT ( forças, fraquezas, oportunidade e ameaças) a-forças b-fraquezas c-oportunidades d-ameaças e-ajustando, convertendo, minimizando e evitando estrategias 4-metas e objetivos de marketing a-metas de marketing b-objetivos de marketing 5-estratégia de marketing a-mercado alvo b-composto de marketing para cada mercado alvo c-principais clientes e reações da concorrencia 6-implementação de marketing a-assuntos estruturais b-abordagem para a implementação c-marketing interno d-comunicação e-autoridade de tomada de decisão f-motivação dos funcionários g-atividades, responsabilidades e orçamentos h-programação da implementação 7-avaliação e controle a-avaliação financeira b-controle de marketing forças e fraquezas são problemas internos e exclusivos para a empresa conduzir a analises oportunidades e ameaças são os problemas externos que podem afetar a empresa O plano de marketing é um relatório ou documento que expõe as informações detectadas no processo de planejamento. Uma pesquisa realizada com executivos sobre a importância do plano de marketing revelou: ... processo de preparar o plano é mais importante do que o documento em si ... de fato, um plano de marketing concentra-se no mercado, nos objetivos da empresa e nas estratégias e táticas apropriadas a esses objetivos. É um mecanismo para sincronizar a ação. Os propósitos de um plano de marketing devem ser entendidos e entender seu significado. Um bom plano de marketing atendera a estes cinco propósitos, em detalhes: explica a situação atual e futura da organização. Isso inclui analise ambiental, a analise SWOT e a analise do desempenho anterior da empresa especifica os resultados esperados, de maneira que a organização possa antecipar sua situação no final do período de planejamento; descreve as ações especificas que devem ser adotadas, de maneira que possa ser atribuída a responsabilidade por cada ação. Isso ajuda a assegurar a implementação das estratégias de marketing; identifica os recursos que serão necessários para a execução das ações planejadas; permite o monitoramento de cada ação e seus resultados, de maneira que os controles possam ser implementados. O feedback decorrente do monitoramento e controle fornece informações para o reinicio do ciclo do planejamento no período seguinte. é quase impossível falar do conceito de marketing e da orientação de mercado sem tratar do valor do consumidor assuntos da analise ambiental ambiente externo forças competitivas crescimento e estabilidade econômica tendências políticas tendências culturais ambiente do consumidor quem são nossos consumidores atuais e potenciais? O que os consumidores fazem com nossos produtos? Onde os consumidores compram nossos produtos? Quando os consumidores compram nossos produtos? Por que ( e como ) os consumidores selecionam nossos produtos? Por que os consumidores potenciais não compram nossos produtos? Ambiente interno Objetivos e desempenho atual Nível de recursos disponíveis Cultura e estrutura organizacional A analise competitiva deve passar pelos seguintes estágios: 1-identificar todas as marcas potenciais e atuais, produtos, genéricos e o orçamento total dos concorrentes; 2-avaliar cada concorrente-chave por tamanho, crescimento, rentabilidade, objetivos, estratégias e mercados- alvos; 3-avaliar as forças e as fraquezas de cada concorrente, incluindo as principais competências individuais em suas áreas funcionais 4-focar a analise nas capacidades de marketing da cada concorrente em termos de seus produtos, distribuição, promoção e preço; 5-estimar as estratégias mais prováveis de cada concorrente e suas respostas sob diferentes situações ambientais, bem como suas reações aos esforços de marketing da própria empresa. Tendências políticas:embora a importância varie de empresa a empresa, a maioria das organizações deve tentar manter boas relações com os políticos eleitos Principais benefícios da analise SWOT Simplicidade Treinamento técnico e habilidades técnicas não são exigidos. O analista precisa apenas de um conhecimento abrangente da empresa e do setor em que ela opera. Custos mais baixos Treinamento caro e, em alguns casos, departamentos de planejamento inteiros podem ser eliminados ou reduzidos em virtude da simplicidade da analise SWOT Flexibilidade: Um sistema de informações de marketing não é necessário para o sucesso da analise SWOT. Entretanto, ela é capaz de incorporar o conteúdo de qualquer sistema de informações em sua estrutura de planejamento. Integração A analise SWOT tem a habilidade de integrar e sintetizar varias fontes de informações Colaboração A analise SWOT estimula a colaboração e a troca de informações entre os gerentes de diferentes áreas funcionais. Essa colaboração ajuda revelar e a eliminar desentendimentos e preenche vazios, na analise, antes da finalização do processo de planejamneto. Examine os assuntos com base na perspectiva dos consumidores: Alem do desempenho interno e dos recursos da empresa que são exigidos nas fases iniciais da avaliação das forças/ fraquezas, cada asunto de uma analise SWOT deve ser examinado da perceptiva dos consumidores. Para fazer isso, o analista deve, constantemente, levantar as seguintes questões: O que faz os consumidores acreditarem em nossa empresa? O que os consumidores acham da qualidade de nossos produtos, dos serviços, do preço e do valor global, da conveniência e das mensagens promocionais, em comparação a nossos concorrentes? Qual a importância relativa desses assuntos, não como nos os vemos, mas como nossos consumidores os vêem? Missão e objetivos da empresa Essas perguntas devem ser claras para os funcionários da empresa e para alguém mais que ler a declaração 1-quem somos 2-quem são nossos consumidores e o que valorizam 3-o que nossa organização representa 4-o que faz nossa organização única
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