PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL – A interação com o setor secundário em São Bento do Sul.

A integração de temáticas e secretarias municipais no plano de governo de São Bento do Sul

PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL – A interação com o setor secundário em São Bento do Sul.

A integração de temáticas e secretarias municipais no plano de governo de São Bento do Sul

Na microrregião na qual se localiza São Bento do Sul “a participação da indústria na economia é o dobro da média nacional”.

“O setor moveleiro, atualmente com 5,4 mil trabalhadores, já chegou a ter mais de 10 mil empregados”.

Em Rio Negrinho, foi inaugurada a Cidade Tech; a incubadora oferecerá salários maiores por atuar no segmento de tecnologia.

O núcleo de Saúde e Segurança do trabalho da Associação Empresarial de São Bento do Sul promoverá o 8° Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho no qual haverá enfoque na redução de custos e aumento da produtividade.

“Quando um acidente de trabalho causado pelo empregador leva à concessão de um benefício previdenciário – como auxílio-doença ou pensão por morte, pago à família da vítima – o INSS pode ir à Justiça para reaver os recursos.”

São relatos que indicam novos rumos e práticas para as relações de trabalho, inclusive reconhecendo e praticando melhores níveis de remuneração para postos de trabalhos de interesse para o mercado, em um cenário econômico desfavorável.

Situações de geração e manutenção de bons empregos, desenvolvimento de boas indústrias do setor moveleiro e a precisão de redução de custos são situações que os planos de governo municipal devem necessariamente contemplar.

Os desafios econômicos e ambientais podem ser resolvidos pela prefeitura com a integração de áreas dos diversos secretários municipais inclusive acarretando melhoras significativas na produtividade e lucratividade para as empresas.

Um exemplo de efetivo retorno às empresas é o controle eficaz da poluição sonora com observância de claras e precisas diretrizes municipais.

Há matéria pertinente, com efeitos e resultados bem avaliados em “Estudos Tecnológicos - Vol. 7, n° 1:12-23 (jan/abr. 2011) doi: 10.4013/ete. 2011.71.02 ISSN 1808-7310 tratando de” Medição e reconhecimento do risco físico ruído em uma empresa da indústria moveleira da serra gaúcha”.

Esclarece que “ A exposição a agentes físicos no ambiente laboral é fonte de riscos à saúde e compromete o bem estar do trabalhador. Este artigo tem por objetivo identificar e quantificar a magnitude do risco físico ruído como potencial causador de doença profissional.

.... Foi registrado o... Nível de Exposição Normalizado (NEN) de 87,9 dB (A), considerado excessivo.

O Nível de Exposição Normalizado (NEN) consiste no nível de exposição convertido para uma jornada padrão de 8 horas diárias, para fins de comparação com o limite de exposição.

Comenta também sobre “o aumento da produtividade dos trabalhadores, o aumento da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a diminuição dos custos associados a afastamentos de pessoal que devem ser agregados ao produto final”.

Portanto, a atuação integrada de secretários municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Agric. e Meio Ambiente, Planejamento, Educação, Obras e Serviços Urbanos implantará sem demora a regulação, desenvolvimento e atuação de uma política pública coerente, factível e participativa de eliminação de poluição sonora com reconhecidos ganhos à produtividade de boas empresas e proporcionando aos moradores uma qualidade de vida mais adequada.

ExibirMinimizar
Digital