Planejar suas Ações é Imprescindível

Nos tempos atuais da administração moderna, da informação on line, quem não planejar as suas ações ou execuções será um mero profissional da rotina diária, costumo dizer um gerenciador de rotinas de processos. Processos do acaso da indisciplina, apagadores de incêndio, pois não sabem o que poderá acontecer no decorrer do seu dia. O planejamento não é uma certeza concreta, mais um norteador dos acontecimentos que provavelmente acontecerão dentro do seu segmento comercial, industrial ou prestação de serviços. É uma ferramenta indispensável dentro da administração. Com esta assertiva, afirma-se que os planos, os objetivos e as metas devem ser claramente delineados num planejamento por escrito. Sim! Por Escritos. Colocados no papel e, assim, dará mais segurança e orientará esforços que levarão os indivíduos a alcançá-los. Dessa maneira, firma-se um compromisso, onde são estabelecidas as estratégias, as ações e à responsabilidade de quem deverá executar e, os prazos para sua execução. Cria-se um cronograma físico e financeiro; estimam-se os recursos necessários para levar adiante cada ação planejada. Nota-se claramente que dentro das empresas que não trabalham ainda, com planejamento, o seu movimento diário é confuso, os gestores estão sobrevivendo dos seus fluxos de caixas sem saber quais são as suas reais expectativas de crescimento e principalmente a sua real chance de expansão dentro do seu nicho ou como permanecer no mercado atual. O ideal é que a empresa sobreviva dos seus lucros. Saiba gerenciar as suas atividades obedecendo a critérios e avaliações diárias de controles dentro da empresa. Portanto é fundamental priorizar o planejamento, entendendo o que é uma função estratégica para o negócio empresarial:  Saber onde está e aonde quer chegar;  Saber o que pode ser potencializado dentro da empresa;  Saber o que necessita ser melhorado e corrigir imediatamente. Somente planejar não é suficiente o planejamento das suas ações necessita de execução e dentro desta execução chama-se a atenção para o acompanhamento dos processos realizados através do PDCA. Termo que nos traduz a eficiência dos processos transformados em eficácia operacional.  P – Planejar;  D – Desenvolver;  C – Verificar;  A – Ação. Desta forma a administração estará acontecendo. Vale ressaltar o lembrete: “Quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar servira”. Profª. Adm. Rose Mary Santos de Amorim - Consultora Empresarial.
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