Planejar para alcançar

O calendário não para, os dias e meses passam de maneira célere. Para alcançar resultados e sonhos é necessário planejar diariamente os passos que damos

A rapidez com que vemos passar os dias, horas e minutos traduzem perfeitamente a sensação que todos temos de que os anos estão voando. A cada fim de ano nos damos conta de que o tempo é implacável, que o calendário não perdoa nossas frustrações, medos ou pensamentos de derrota. O presente rapidamente se torna passado e o futuro almejado ontem já se tornou presente, estejamos nós preparados para ele ou não.

Essa reflexão deve nos levar a entender como é fundamental a necessidade de vivermos conscientemente a vida que desejamos criar e como essa vida é moldada diariamente pelas nossas escolhas. Definitivamente está correta uma conhecida frase:

Não escolher também é uma escolha”

Podemos nos dar ao luxo de nos acomodar confortavelmente em nossas rotinas atarefadas ou extenuantes e deixarmos de olhar para o futuro com um olhar construtivo? Se efetivamente você quer construir um futuro melhor, uma vida significativa e viver dias futuros diferentes dos dias atuais, a resposta para essa pergunta definitivamente é não. È preciso planejar, é preciso traçar uma rota, estabelecer metas e colocar alvos para a vida, estrategicamente dividindo em dias, meses e anos as etapas necessárias para se chegar até essas metas. Não há um privilegiado nessa terra que possa sentar-se e aguardar que a própria vida chegue a bom termo sem um planejamento adequado e coerente.

Pensando nisso, quero trazer até você algumas reflexões importantes no exercício árduo de planejar a sua própria vida. Espero que cada um desse tópicos contribua para que você recupere o leme do seu próprio barco e te conduza à construção do futuro que você almeja.

DESCUBRA SUA MISSÃO

Mais do que sonhos, metas e objetivos, sua vida precisa estar embasada em uma missão, algo que te move internamente e que é até maior do que você mesmo. Não é nada esotérico e sim um conceito sólido sobre quem você é e qual o seu papel nessa vida. A grande verdade é que sem uma missão, somos constantemente levados de um lado para o outro onde jamais encontramos satisfação plena em fazer o que fazemos. O filósofo grego Sócrates considerava sua missão pessoal conhecer a realidade humana, investigando o homem e sua alma, buscando entender seus limites e suas possibilidades.

“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância

Sócrates

O conceito de missão não está vinculado necessariamente a adquirir riquezas ou a conquistas de bens materiais e sim a um propósito maior e excelente, o que de maneira alguma deslegitima a jornada pessoal de grandes empresários que adotaram por missão construir uma grande empresa ou organização.

Como descobrir sua missão? Siga o conselho de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo” e entenda hoje o que verdadeiramente faz sua alma queimar, o que te gera fagulhas nos olhos. O que você faz ou quer fazer e tem a sensação de que adoraria realizar isso pelo resto da vida mesmo que não ganhasse dinheiro algum para isso? Talvez isso por si só não irá necessariamente apontar sua missão de vida mas será um indício poderoso de como chegar até ela. Vale a pena qualquer sacrifício para você descobrir sua missão. Com isso claro em sua mente, fica fácil colocar em prática os passos necessários para se manter uma vida planejada.

UTILIZE NOTAS E ANOTAÇÕES

Blocos de notas, virtuais ou físicos, são grandes companheiro na tarefa de planejamento pessoal. Tenho por hábito anotar muita coisa todos os dias, meus insights sobre carreira, negócios, vida pessoal, passeios. Utilizo aplicativos de smartphone e PC e também blocos de notas físicos, onde vou anotando minhas tarefas e riscando-as a medida que são cumpridas. É importante que você adote esse hábito de registrar sua missão e quais passos você irá adotar para caminhar em direção a ela. Tenho algumas dicas sobre como utilizar de maneira eficiente as notas em seus planejamento diário:

  • Anote sua missão de vida em quantos lugares puder. Em suas notas de PC e celular, em sua agenda, blocos de notas que utiliza com frequência e onde mais julgar necessário. Deixe visível para você mesmo qual o objetivo macro de sua existência. Se ainda não definiu com clareza qual sua missão pessoal nessa terra, anote seus principais objetivos amplos de vida no momento, utilizando a lógica daquilo que realmente tem feito sua alma “queimar”.

  • Desconstrua sua missão em tarefas menores, ações que você terá que adotar para alcançá-la. Recomendo que você tenha notas fixas onde mantém ali anotadas tarefas específicas, coisas como comprar determinados livros, realizar determinados cursos, pesquisar sobre certos assuntos ou conversar com pessoas que são importantes na jornada rumo à sua missão.

  • Mantenha blocos removíveis para anotar suas tarefas diárias e vá riscando de acordo com o cumprimento delas. Eu mantenho comigo um pequeno bloco físico de notas onde todas as manhãs anoto nele tarefas que preciso executar ao longo do dia, isso me ajuda a me manter focado no que preciso fazer e evita dispersões. Conforme vou cumprindo essas tarefas, vou riscando no bloco tarefa por tarefa. Recomendo que você adote esse hábito e passe a utilizá-lo diariamente, isso te ajudará muito na organização e administração dos seus passos diários rumo à sua missão de vida.

PENSE SUA VIDA CINCO ANOS À FRENTE

Pensar sua vida nos anos que estão por vir é muito diferente de estar ansioso com o futuro. A ansiedade é totalmente negativa, rouba seu presente e gera insegurança com relação ao que virá, além de te paralisar diante das ações que precisam ser tomadas frente à vida. Pense nos seus anos futuros mas sem ansiedade ou angústia. Faça um exercício de imaginar como você gostaria de estar nos próximos anos. Estará vivendo plenamente sua missão de vida? Estará próximo de vivê-la? Terá mudado totalmente o rumo de sua vida em relação ao agora? São perguntas importantes a serem feitas para que com base nelas, você consiga planejar quais tarefas serão necessárias para tornar os próximos anos significativos.

ENTRE EM AÇÃO

Anthony Robbins em seus seminários e palestras costuma aconselhar as pessoas a “tomarem uma ação , mesmo que seja uma ação errada, isso nunca será um fracasso se você aprender algo”. Depois de planejar e traçar uma rota de ação para os seus meses e anos, é necessário agir no intuito de colocar em prática as ações que você definiu. Corremos sempre o sério risco de planejarmos muito, anotarmos, pensarmos muito e agirmos pouco ou quase nada. Não permita que isso aconteça, entre em ação HOJE. Trace seus objetivos e vá pra cima deles com a ousadia de um campeão.

CONCLUSÃO

A rapidez com a qual o tempo passa precisa ser não uma causa de ansiedade e incertezas em relação ao seu futuro e sim um fator motivador para que você planeje sua vida e seus sonhos. Faça de cada dia uma oportunidade única de dar algum passo rumo à um futuro que você irá moldar ao invés de se deixar levar pelas circunstâncias e desânimos da vida. O hoje é uma oportunidade de criar uma vida significativa e cheia de excelência.

ExibirMinimizar
aci baixe o app