Planejar e Controlar: Não seja pego de surpresa no mundo empresarial

Gerenciar uma empresa não é fácil, muitas vezes o pequeno empresário é responsável por várias funções que consomem seu tempo e o impossibilita de planejar, desenvolver e acompanhar as estratégias da empresa, dessa forma ele acaba sendo surpreendido por resultados financeiros negativos, aumento de custos, mudanças no cenário mercadológico, entre diversas outras situações.

Gerenciar uma empresa não é fácil, muitas vezes o pequeno empresário é responsável por várias funções que consomem seu tempo e o impossibilita de planejar, desenvolver e acompanhar as estratégias da empresa, dessa forma ele acaba sendo surpreendido por resultados financeiros negativos, aumento de custos, mudanças no cenário mercadológico, entre diversas outras situações.
Esse é um dos grandes erros nas organizações, como prever que algo está indo errado se não há acompanhamento? Como se preparar para um mês de vendas fracas se isso não foi previsto? Como preparar seu estoque para atender a uma grande demanda em determinado mês se você não separou um tempo para fazer uma análise dos meses com os melhores índices de vendas? Muitas surpresas podem ser evitadas na gestão empresarial se for adotado o uso de controles que permitam visualizar, prever e se preparar para determinadas situações.
Cada negócio possui alguma particularidade, mas em geral é importante trabalhar com os seguintes controles financeiros:
- Fluxo De Caixa;
-Controle de contas a pagar X receber;

-Ponto de equilíbrio empresarial;
-DRE;
-Balanço empresarial;
-Planejamento de vendas;

-Pesquisa de mercado;
Com esses controles é possível analisar a real situação na qual ela está inserida, verificar e eliminar os custos desnecessários, elaborar um plano de vendas em busca do valor real necessário para equilibrar o caixa, saber de onde vem o o lucro, quais os produtos e canais de vendas devem ser mantidos e quais deverão ser excluídos da estratégia da empresa, possibilitando uma gestão clara e consciente de suas ações.
Engana-se quem pensa que só é possível fazer uso dos controles acima quem pode investir altos valores em sistemas computacionais sofisticados, é completamente possível ter todos eles utilizando planilhas do excel e na internet é possível encontrar vários canais que podem ajudá-lo a fazer uso dessa poderosa ferramenta de forma simples e prática para que você possa ver onde deve melhorar e sua empresa passe a alcançar os resultados desejados.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento