Café com ADM
#

Pioneirismo?!?!?!?!?!?!?!

A pouco, estava lendo alguns artigos que falavam sobre a primeira lei do Marketing que resumidamente diz "Seja o pioneiro". E aos poucos fui lembrando que em todas as aulas e palestras que eu ja frequentei que tocaram nesse assunto sempre batiam na mesma tecla. "Para ser uma empresa duradoura, pra ser o primeiro colocado no mercado que você atua, você tem de ser o pioneiro." Bem, essa concepção é, no meu humilde ver, um pouco errada. Se formos observar por esse ponto de vista, as empresas devem investir apenas em procurar novos mercados, independente da qualidade dos produtos que ela irá lançá-los. O fato da descoberta de um novo mercado possibilita uma série de vantagens para o desbravador, mas cabe a esta empresa aproveitar dessas vantagens, principalmente a de conhecer o mercado, para estar sempre um passo a frente dos concorrentes que entrarão posteriormente. Caso a empresa não saiba como aproveitar dessas vantagens, cairá no esquecimento rapidamente. Vários casos de sucesso podem ser apresentados como forma de estudo. Um caso que serve bem como exemplo a ser considerado é o caso dos barbeadores. A Gillette é a empresa considerada sinônimo de barbeadores, conhecida sobretudo pela sua qualidade, muitos acham que a Gillette foi a empresa pioneira, a grande inventora dos "auto-barbeadores" portáteis, caso que não é verdade. O "auto-barbeador" foi inventado praticamente um século antes da Gillete existir. Outro caso que pode demonstrar isso é o caso da HP. A HP é conhecida mundialmente como a melhor fábrica de impressoras, sinônimo mundial de impressoras à laser. Basta dizer que a empresa que inventou a tecnologia da impressora à laser foi a Xérox e que as impressoras à laser da HP são produzidas com tecnologia inventada pela CANON. Então, na realidade ser pioneiro, apesar de proporcionar algumas vantagens, não garante a liderança no mercado. O investimento em qualidade e uma política empresarial voltada para o atendimento das necessidades do consumidor que levará a empresa a fixar-se como primeira opção do consumidor.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.