Pessoas ainda têm medo de dentista, por falta de informação

Hoje com tecnologia existem tratamentos menos dolorosos para pessoas que precisam priorizar os dentes para ter uma vida mais saudável. No Brasil 30 milhões de crianças nunca foram ao dentista.

Pouca gente sabe, mas, no Brasil, estão 19% de todos os dentistas do mundo. Em contrapartida, a maioria das pessoas tem medo ir aos consultórios odontológicos. Essa cultura do medo ronda os pacientes há várias gerações. São pessoas que, muitas vezes, têm urgência por um tratamento devido a graves problemas de saúde bucal, mas não conseguem vencer o pânico do tão temido “motorzinho”.

Por trás dessa cultura de medo, se esconde a falta de informação, principalmente, a pessoas com mais de quarenta anos, que foram vítimas de dentistas práticos. À época, sem a devida formação e aparatos tecnológicos adequados, geraram muita dor e sofrimento.

Dentes bonitos não são só uma questão estética, são o sinal de uma vida saudável. Essas verdadeiras máquinas servem não só para mastigar alimentos, mas, se bem cuidados, evitam sérios problemas de saúde como gengivites e cáries, infecções e inflamações. O pouco cuidado com os dentes também pode causar doenças cardíacas, uma vez que bactérias podem chegar até o coração.

Entre a população jovem os problemas decorrentes do medo de dentista podem prejudicar a saúde ainda mais. A demora em extrair os dentes sisos, por exemplo, acarreta complicações como infecções, maus odores, enxaqueca, dor de dente, problemas na arcada dentária e até o surgimento de cistos na boca.

Há um longo desafio para a classe odontológica enfrentar, sobretudo entre as gerações mais novas. Segundo dados da Organização Dentistas do Bem, 30 milhões de crianças nunca foram ao dentista no Brasil. Fato preocupante que demonstra a necessidade de se oferecer informações à população sobre o mito de que ir ao dentista é doloroso. Mais do que isso, precisa-se mostrar o quanto um sorriso bem-cuidado, uma boca limpa e saudável atrairão oportunidades às pessoas em diversas áreas de suas vidas.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Henrique Taniguchi

    Henrique Taniguchi

    Henrique Taniguchi é mestre em implantodontia, especialista em cirurgia bucomaxilofacial. Coach e gestor, possui MBA em Liderança e Gestão Organizacional (FranklinCovey). É sócio-proprietário do Centro de Cirurgia Oral (CCO), clínica reconhecida por atender, em menos de 10 anos, quase de 22 mil pacientes. Site: www.centrodecirurgiaoral.com.br
    café com admMinimizar