Pesquisas de opinião e a questão ambiental

Em pesquisas de opinião, brasileiros declaram que pagariam mais por produtos ambientalmente mais seguros. Será?

O Brasil é um dos países onde mais se faz pesquisas de opinião, especialmente sobre assuntos relacionados ao meio ambiente. Nossa diversidade social, geográfica e cultural dá mais consistência às enquetes, apresentando uma amostra de como pensa a população de uma nação de grande importância ambiental. Afinal, boa parte da biodiversidade do planeta encontra-se em nossas florestas, Cerrado, Caatinga, campos e águas territoriais.

A pesquisa de opinião identifica a maneira como pensa a maior parte de uma população sobre determinado assunto. Esta opinião tem importância para alguém - governos, empresas, grupos de interesse - e deveria ajudar a direcionar ações futuras destes interessados; caso contrário não encomendariam a investigação.

No caso das enquetes relacionadas a temas ambientais, estas em geral confirmam expectativas, sem necessariamente provocarem uma mudança nas condições. Com certa frequência, por exemplo, são realizadas pesquisas sobre a "intenção de compra de produtos sustentáveis, mesmo que mais caros". A maior parte das respostas invariavelmente é positiva, ou seja, os consumidores estariam dispostos a gastar mais, desde que os produtos fossem menos prejudiciais ao meio ambiente. Em pesquisa realizada em 2012 pelo CNI (Conselho Nacional da Indústria) e IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) este percentual era de 52% da população entrevistada. Outra enquete realizada em 2013 e aplicada pelo mesmo IBOPE, revelou que "70% da população brasileira pagaria mais caro para adquirir produtos que não causem grandes impactos na natureza".

Na prática, porém, tais pesquisas não querem dizer nada. Porque, por um lado o consumidor efetivamente não gastará mais dinheiro em produtos "amigos do meio ambiente", a não ser em um ou outro caso. Por outro, os fabricantes não têm intenção de investir em artigos mais caros e menos prejudiciais ao meio ambiente, reduzindo suas margens de lucro - a não ser por imposição legal.

Recentemente o jornal Folha de São Paulo publicou pesquisa realizada pelo Datafolha, informando que 95% da população concorda que as mudanças climáticas estão afetando o país. Na entrevista, 90% das pessoas disseram que a questão tem relação com a crise hídrica e energética que está afetando o Brasil. A enquete identificou que o tópico das mudanças climáticas não é claro para todos os entrevistados. Destes, 88% já ouviram falar sobre o assunto, mas só 28% se consideravam bem informados. Mesmo assim, 85% dos participantes na pesquisa disseram que a questão das mudanças climáticas era motivo de preocupação para suas famílias e para o futuro do planeta. Em um aspecto, porém, os entrevistados foram quase unânimes, ao dizer que o governo pouco está fazendo para minorar o impacto do fenômeno no país.

Mostram tais pesquisas que existem duas realidades: aquela dos dados coletados pelas enquetes e a outra, a do dia a dia do país. Mesmo que boa parcela da população esteja animada a pagar mais por produtos ambientalmente corretos, tais produtos raramente estão disponíveis. E mesmo que tivessem, não fariam parte da cesta de compras do brasileiro médio - ainda mais em períodos de crise econômica como a que passamos atualmente.

No caso das mudanças climáticas a preocupação da população, apesar de baseada em poucas informações, contrasta com a falta de estratégia de médio e longo prazos por parte do governo. Talvez, depois de ter assumido compromissos de redução de emissões durante a recente visita aos Estados Unidos, o governo brasileiro venha a fazer algo em relação ao assunto.

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