Café com ADM
#

PERSONALIDADE EMPRESARIAL

Marketing Personalidade empresarial Por Rogério Tobias Mestre em marketing, administrador, professor de MBA em marketing e gestão, professor de pós-graduação no UNI-BH e Faculdade Promove e diretor da RT Consultoria e Treinamento. Contatos: (31) 9635-7099 rtobias@terra.com.br. O sucesso de muitas organizações tem ocorrido por causa de suas formas diferenciadas de lidar com os clientes. Essa diferenciação acaba por conquistar um espaço importante na mente das pessoas, fazendo-as retornar para novas compras e ainda realizarem uma divulgação boca a boca para amigos e parentes. O grande objetivo do marketing das empresas é conquistar um espaço na mente dos seus clientes. Esse espaço precisa ser positivo e deve ser obtido de maneira planejada. Muitos empresários já sabem que, ao abrirem as portas, estão iniciando uma maratona interminável de trabalho e conquistas diárias. Estão cientes de que a responsabilidade com o público é interminável e exige adaptação constante. Atender bem, satisfazer os desejos e anseios das pessoas e conquistar-lhes a confiança exige muita preparação e empenho em alto grau do proprietário e dos profissionais envolvidos na organização. O nome da organização, o perfil das suas instalações, a localização, a forma de atendimento e o clima emocional oferecido são aspectos essenciais, que têm forte poder na definição do sucesso de qualquer empreendimento. Diversas organizações já entenderam isso e buscam se esmerar quanto aos detalhes. Tudo envolve a escolha do nome adequado, o trato dado ao ponto-de-venda, o padrão de qualidade no atendimento diário e o relacionamento de longo prazo. Essas empresas buscam definir um modo de se tornar interessantes para seu público-alvo e garantir, através desse conjunto de ações e posturas, a conquista da sua preferência. Shoppings centers, hotéis, restaurantes, bares, lojas, empresas de representação ou prestadoras de serviços precisam ter bem definido seu estilo e sua personalidade, e necessitam saber criar um cenário envolvente, capaz de fazer com que as pessoas se sintam convidadas e estimuladas a consumir mais. Torna-se questão sine qua non que o cliente, ao entrar num ponto de vendas, telefonar, ou conversar com os profissionais de vendas perceba imediatamente um estilo, uma filosofia, um jeito próprio de ser recebido e de lhe oferecerem produtos, serviços e soluções. Originalidade, consistência, clima emocional agradável e atenção plena são algumas das coisas que fazem os clientes voltarem e divulgar a empresa. Não sobrevivem mais as organizações mal definidas, descoloradas, frias, com pouca flexibilidade, nas quais os clientes não conseguem nada mais do que um simples produto ou serviço básico. Personalidade marcante, capacidade de mudança, de ajustamento e de diferenciação são importantes para o sucesso de todo tipo de negócio. As empresas podem se inspirar nas palavras do poeta Thiago de Mello quando diz: Não, não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.