Pequenos detalhes, resultados notoriamente extraordinários
Pequenos detalhes, resultados notoriamente extraordinários

Pequenos detalhes, resultados notoriamente extraordinários

Talvez seja a hora de deixarmos de lado este clichê de "é só um detalhe" e o trocarmos para "cada detalhe é um detalhe", e, realmente, pararmos de ignorar os pormenores

“E são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença...”

Certo dia, ao postar esta frase em uma rede social fui questionada do "por que de a ter escrito, e que detalhes seriam esses". E respondi simplesmente que é apenas uma frase que gosto, pois os detalhes são abrangentes, e que isso é sobre tudo.

Mas em minha mente ecoou a reflexão que me faz gostar desta frase. Que detalhes são esses que fazem a diferença e por que fazem?

Creio que "detalhe" é aquilo que ninguém vê. Ou melhor, todo mundo vê e ignora, ou acha que é um "simples acessório", afinal, "é só um detalhe". Mas o que muitos não notam é que ele tem o poder de dar um toque especial a qualquer ação ou projeto, e faz toda a diferença.

Diversas vezes vi pessoas realizarem suas tarefas, buscarem soluções, empreenderem em seus projetos ou terem o intuito de surpreender alguém. Elas faziam e observavam "o básico", ou "aquilo que todo mundo fez ou já faz", esperando resultados maiores, sem ter aquele cuidado de aprimorar uma boa ideia, acrescentar algo que dê um toque especial, algo que traga uma perspectiva nova sobre algo já inventado ou analisado. E o resultado disso, exceto nos casos em que aquele que realizou a tarefa esperava "ficar na média", foi um alcance inferior ao desejado, ou o fracasso. E este último, às vezes, alcança até mesmo aqueles que só queriam ficar na média, por simples desatenção e desvalorização dos detalhes.

Talvez seja a hora de deixarmos de lado este clichê de "é só um detalhe" e o trocarmos para "cada detalhe é um detalhe", e, realmente, pararmos de ignorar os pormenores. Já dizia Schopenhauer: "Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê".

Trabalhe sua mente para valorizar os detalhes de tudo que vê, analisá-los de uma forma minuciosa e a pensar em hipóteses, em coisas novas, em aprimoramentos, em soluções que a maioria – por preguiça – vai ignorar. Faça com que ela olhe as situações como um todo, mas também observe suas particularidades. Ao ousar ver as coisas sob uma nova perspectiva, poderá se surpreender com os resultados.

Se aprendermos a valorizar os detalhes, seremos melhores executores, empreendedores e até mesmo solucionadores de problemas.

ExibirMinimizar
Digital