Pensamentos sobre planejamento estratégico e a vida

Dizem que somos nosso maior patrimônio. Pois bem: sejamos bons administradores de nós mesmos - antes de tudo - e apliquemos este conhecimento no ambiente profissional

Estava aqui pensando sobre administração e percebi como é interessante observar que, mesmo no século XXI, em meio a Era da Informação e do Conhecimento – coloco ambas por causa da polêmica que cerca esse tema – muitas empresas não fazem uso e por vezes desconhecem o “planejamento estratégico”: continuam administrando seus negócios com base na gerência incremental e não tem ao menos a identidade da empresa bem definida (visão e missão).

Creio que as gerações presentes ( “geração Y”, por exemplo) e as que vão surgindo e se desenvolvendo (como a “geração Z” ), demonstram sinais de que o futuro será bom, no sentido de trazer uma gama de inovadores dia após dia, moldando conceitos, adaptando, redescobrindo e – claro – criando produtos e serviços que facilitem a existência e supram necessidades (criando outras, naturalmente).

Que também possam ampliar o horizonte para descobertas que possam facilitar o relacionamento tanto para com o público interno quanto para o público externo das empresas, lembrando-se da importância de que tudo seja feito com planejamento e que a empresa seja vista e tratada como um ser vivo, já que afinal, é composta por tal.

O planejamento é necessário seja no âmbito profissional ou pessoal: as pessoas frequentemente falam de sonhos, de metas, de caminhos alternativos (planos A,B,C e por aí vai) mas esquecem de definir o tempo que tem para tornar aquilo real. Caso não determinemos o período em que queremos alcançar tal objetivo, não passa de um mero sonho – e quem apenas sonha, não está inserido no mundo real.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Hertha Schwartz

    Hertha Schwartz

    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós graduada em Comunicação Empresarial e cursando MBA em Marketing. Mídia de uma agência alagoana.
    café com admMinimizar