Passo-a-passo de como estruturar e escrever artigo perfeito para o Google

Neste artigo você vai aprender em 12 passos como estruturar e escrever artigo perfeito para o Google para que possa entregar a seu público melhor experiência ajudando-o encontrar o que pesquisa e tornando-se uma referência para ele.

Escrever artigo perfeito para o Google para muitos profissionais é uma quebra de tabu, estar na primeira página do Google sem pagar nenhum centavo é quase considerado uma blasfêmia, mas sim é possível. No portal da Mais Vendas com Marketing você vai encontrar artigos explicando o que estratégia de SEO e a importância de usar palavras-chave corretas.

Mas neste artigo você vai aprender em 12 passos como estruturar e escrever artigo perfeito para o Google.

O interesse de todo profissional ou empresa que deseja atuar na internet é ser encontrado, a colocação correta das palavras e ter uma apresentação bem estruturada em seu site começara ser um bom amigo para o Google onde seus colegas também desejam estar e não conseguem. Privilégio seu poder colocar hoje em prática como estruturar e escrever artigo perfeito para o Google.

Sem mais delongas, vamos começar!

Para alguns exemplos será utilizado o artigo “Blog de negócios para gerar negócios – parte I” do portal Mais Vendas com Marketing.

Palavra-chave estudada: Blog de negócios

Para a produção de um artigo temos que organiza-los igual nossas professoras ensinaram no ensino fundamental, título, introdução, desenvolvimento e conclusão, então de forma organizada vou falar da estrutura seguindo o mesmo princípio.

Título memorável para escrever artigo perfeito para o Google

Se você utiliza algum CMS como wordpress por configuração nativa do wordpress o título é H1/Cabeçalho 1, então com essa configuração você não precisa se ocupar.

Estrutura #1- O título da página deve conter a palavra-chave foco no início, este formato é considerado para melhorar a classificação.
  • Exemplo:

Blog de negócios para gerar negócios – parte I

Estrutura #2- O título da página é entre o mínimo de 40 caracteres e o máximo de caracteres recomendado 70.

Essa referência de no máximo 70 caracteres recomendado é para que o Google possa apresentar o título por completo o que dar maior experiência também para os usuários.

Estrutura #3- A palavra-chave deve aparece na URL para esta página.
  • Exemplo:

http://www.maisvendascommarketing.com.br/blog-de-negocios-para-gerar-negocios-parte-i/

Importante que toda sua estrutura todo o seu artigo seja “cercado” com as palavras-chave que você estudou para estratégia.

Muitas vezes ao escrever artigo perfeito para o Google o wordpress já definirá sua URL a partir do título. Não precisa de sua interferência para a configuração da URL com a palavra-chave.

Introdução para escrever artigo perfeito para o Google

Estrutura #4- É extremamente importante que a palavra-chave foco apareça no primeiro parágrafo do artigo.

Lembre-se estamos com o objetivo de sermos encontrado pelos usuários através dos buscadores com foco principalmente pelo Google. Essas métricas para escrever artigo perfeito para o Google são importantes, é indicado e apresentado por um plugin chamado yoast seo. O yoast seo é um plugin que trabalha compatível com o wordpress e sua dinâmica de ajustar o artigo é parecido como um semáforo de trânsito. Conversaremos sobre essa ferramenta em outro momento.

  • Exemplo:

Nesta sequência de artigos Blog de negócios para gerar negócios você vai conseguir identificar se seu blog é um blog fracasso ou blog gerador de negócios, tendo a oportunidade de corrigir os erros e levar seu blog para outro nível.

Desenvolvimento do texto

Estrutura #5- A palavra-chave densidade é considerada boa quando atinge entre 0,4% a 0,7% dependendo do seu tamanho de texto.

Essa porcentagem significa o número de vezes que a palavra-chave aparece em todo o conteúdo.

Recomendado a utilização de 5 a 7 palavras-chaves para um artigo com aproximadamente 1.000 palavras.

  • Exemplo:

No texto “Blog de negócios para gerar negócios – parte I” a palavra-chave aparece 6 vezes em todo corpo do texto.

É uma métrica exata? Não tem artigos científicos que prove essa exata, mas é o que ainda favorece muito na construção e em como escrever artigo perfeito para o Google.

Estrutura #6 – É recomendado que o texto tenha no mínimo 300 palavras.

Quem alguma coisa pesquisa, pesquisa para obter ótimas informações, correto?

Na internet para concorrer com os melhores títulos, assuntos, conteúdo e posição não pode jamais ser medíocre na construção do artigo, caso contrário não vai conseguir atingir a meta que é escrever artigo perfeito para o Google.

Estar na primeira posição ou na primeira página de forma orgânica no Google requer dedicação e consistência em fornecer informações valiosas não é do dia para noite, e esse artigo não promete isso. Este artigo promete ensinar a melhor estrutura utilizada no SEO enquanto criação de um artigo eficaz e valioso para os usuários.

Estrutura #7 – As imagens que decidir inserir no artigo devem conter tags alt com a palavra-chave foco

A função principal desta tag é fornecer uma descrição alternativa para a imagem. Como é a parte que será lida pelo Google, ele saberá do que se trata a imagem e sua relação com a página em que foi anexada.

A imagem deve receber não só a palavra-chave, mas também a descrição alternativa.

  • Exemplo:

Imagem 1 – DSC098987.jpg

  • Exemplo:

Imagem 2 – escrever-artigo-perfeito-para-o-google.png

Lembra que falei que é importante que toda sua estrutura todo o seu artigo seja “cercado” das palavras-chave que você estudou para estratégia, isso inclui até a maneira como são salvas e descritas as suas imagens.

O Google não lê imagem, mas lê tudo que é referente à sua imagem.

Estrutura #8 – Utilize em pelo menos 1 dos subtítulos organizados com tamanho H2/Cabeçalho 2 a palavra-chave em foco.
  • Exemplo:

Base Nº 3 – Monetização Automatizada para blog de negócios

Esse subtítulo esta organizado em meu artigo. O tamanho do subtítulo não formatei manualmente escolhendo o tamanho se seria 16 ou 20 ou 70, eu escolhi a opção títulos “Cabeçalho 2” essa é uma das estratégias de SEO, organizar a estrutura conforme disponibilizada pelos gerenciadores de conteúdo.

Estrutura #9 – Nunca utilizar a mesma palavra-chave em outros artigos
  • Exemplo 01:

No artigo “Blog de negócios para gerar negócios – parte I

A palavra-chave: Blog de negócios

  • Exemplo 02:

No artigo “Blog de negócios para gerar negócios – parte II

A palavra-chave: Blog de negócios para gerar negócios.

Estrutura #10 – Aparecer pelo menos uma vez em seu artigo um link que leve o usuário para fora do teu site.
  • Exemplo:

Neste artigo falei da ferramenta que existe para quem utiliza o gerenciador de conteúdo wordpress o plugin yoast seo, perceba que a palavra yoast seo recebeu a inserção da URL para fora do portal Mais Vendas com Marketing.

Estrutura #11 – Meta descrição

A meta descrição serve para fazer uma melhor apresentação quando aparecer no Google que neste artigo é a nossa meta.

Serve como uma pequena propaganda para atrair mais usuários através da busca orgânica. Deve conter como referência até 156 caracteres, com essa quantidade de caracteres sua descrição não será cortada ao ser apresentada como resultado.

A meta descrição deve chamar atenção do usuário apresentando um artigo que vai ajudá-lo no que pesquisa e deseja encontrar.

Deve conter palavra-chave.

  • Exemplo:

"Escrever artigo perfeito para o Google é a oportunidade que profissionais e empresa tem em posicionar seu negócio para o público-alvo."

Conclusão do artigo (Checkmate)

Estrutura #12 – Fazer uma conclusão memorável de forma que seu público realize a ação que você deseja, ação essa traçada como meta.

Alguns tipos de ações:

  • Inscrição no seu site para receber novidades ou ficar atualizado
  • Ação de fazer download
  • Pode ser ação de compra
  • Solicitar orçamento preenchendo formulário
  • Fazer link com outro artigo para dar continuidade a leitura

Exemplo:

"Não perca a grande oportunidade de dar continuidade ao seu negócio de forma eficaz e pronto para atender e ser alcançado pelo seu público-alvo com Blog de negócios para gerar negócios – PARTE II"

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Agora é com você saindo em disparada na frente dos profissionais que não possui esse conhecimento e estratégia.

Até breve no próximo artigo!

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