Pare de viver seus dias no piloto automático!

Você sabe exatamente em qual direção está indo?

Boa parte das pessoas vive seus dias numa espécie de piloto automático. Acordam, tomam o café da manhã – ou saem às pressas – e vão para a labuta. Cumprem a jornada de trabalho, muitas vezes sem ânimo, e voltam para as suas casas.

Vivem hora após hora sem grande entusiasmo, sem parar para refletir porque têm experimentado a mesma rotina praticamente todos os dias.

Muitas dessas pessoas estão cheias de sonhos, mas sem nenhum objetivo concreto nem ideia alguma da estratégia que utilizarão para realizá-los, por isso passam seus dias perambulando pela vida, sem um destino certo.

Isso faz-me lembrar do clássico de Lewis Carroll, intitulado Alice no País das Maravilhas. Em uma das passagens da obra, a protagonista se encontra com o gato e o seguinte diálogo se desenvolve:

- “Gato de Cheshire - começou Alice, timidamente -, poderia me dizer, por favor, que caminho eu deveria seguir para sair daqui?”

- “Isso depende do lugar aonde quer ir”, respondeu o gato.

- “Não me importa muito onde…”, disse Alice.

- “Então não importa que caminho você tome”, respondeu o gato.

- “... desde que eu chegue a algum lugar", acrescentou Alice como uma explicação.

- “Ah, disso pode estar certa”, tornou o Gato. - “Para isso é só andar bastante.”

Esse trecho da obra de Carroll nos ensina que quem não sabe aonde quer ir, pode chegar em qualquer lugar. E será que esse é o caminho ideal? Certamente, não.

“Sem ninguém no leme, o barco fica à deriva.

Se esse for o seu caso, pare por um momento e responda a pergunta: aonde você quer chegar?

Preste atenção! Essa pergunta é ampla e vale para todas as áreas da sua vida: Carreira, Relacionamentos, Saúde, Educação etc.

Reserve um tempo para refletir sobre isso e escreva o seu Projeto de Vida, que servirá como um referencial para nortear os seus passos e um impulsionador nos momentos de dificuldade e fraqueza.

Seja específico ao definir seus objetivos profissionais. Se quer uma promoção, anote o cargo desejado. Se quer mudar de empresa, pense em que local deseja trabalhar e anote o nome dele. Se quer aumentar a rentabilidade da sua empresa, estipule a quantia que almeja de lucro mensal e anual.

Nos seus objetivos pessoais, podem constar a casa dos seus sonhos, a reforma a ser realizada, a marca e o ano do carro que você quer, uma nova aquisição, um viagem, um intercâmbio no exterior etc.

Seja o mais específico possível e estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazos. Transforme todos os sonhos em objetivos claramente definidos.

A partir do seu Projeto de Vida, você poderá planejar-se para alcançar o que deseja. Afinal, quase tudo na vida é passível de planejamento e ajustes. Sempre que necessário, poderá promover alterações, mudanças de rota, escolher novos caminhos, recomeços, desde que saiba o mínimo dos mínimos: para onde quer ir? Sem essa resposta, é praticamente impossível planejar qualquer coisa.

Agora que já sabe o que é importante fazer, comece hoje mesmo a formalizar o seu Projeto de Vida e pare de viver seus dias no piloto automático. Registre todos os seus sonhos, defina objetivos, trace planos para realizá-los e coloque as ações em prática. Vá em frente!

Lembre-se que a vida é a sua primeira e maior empresa. Quanto melhor você administrar seus sonhos e objetivos, mais bem-sucedido se sentirá.

Precisa de ajuda para formalizar o seu Projeto de Vida? Escreva para mim. Ficarei feliz em ter a oportunidade de te ajudar!

Com carinho!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento