PARCERIA – UNINDO FORÇAS PARA GANHAR!

O ambiente mercadológico atual é bastante competitivo e nem todas as empresas dispõem de recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, etc.) para vencer os obstáculos necessários para obter lucratividade e a fidelidade de seus clientes. Todos querem e necessitam ter um diferencial competitivo e muitos empresários estão correndo como loucos para conquistar seu market share (percentual de participação no mercado). Para isso, não poupam esforços para vencer o fantasma da concorrência, que com a globalização, a abertura de mercados internacionais, clientes cada vez mais exigentes e produtos cada vez mais iguais, tornou-se um pesadelo difícil de esquecer. O que muitos empresários ainda não entenderam nessa guerra de marketing é que muitas vezes o grande negócio não é apenas vencer o inimigo, pois há uma nova forma de atuar onde o inimigo pode se tornar seu parceiro. Para conseguir mudar e vencer é necessário primeiramente, entender e praticar uma palavrinha muito importante: flexibilidade. Empresas inovadoras já entenderam o novo nome do jogo, fazendo com que cresça cada vez mais o número das que buscam parecerias e alianças estratégicas, através das quais conseguirão alcançar uma grande vantagem competitiva. Porém, o bom parceiro é aquele que consegue suprir habilidades complementares, conhecimento técnico, unir as competências com a finalidade de melhorarem seu resultado final. Não podemos esquecer de certas parcerias que funcionam como carrapatos, grudando na pele do outro apenas para sugar em benefício próprio. Isso é jogo sujo, e devemos fugir desses aproveitadores de plantão. Os objetivos de uma parceria bem sucedida devem ser o de criação de novos produtos e serviços, formação de alianças para buscar desenvolver ações criativas para captação de clientes, melhoria na qualidade de produtos, rapidez no atendimento e gerar novas fontes de lucro, com a entrada em novos mercados. Assim como na negociação, o objetivo final deverá ser o ganha-ganha (cliente e empresa satisfeitos), a parceria deve trazer benefícios para todos e não apenas uma solução dos problemas individuais.Todos precisam e merecem vencer, principalmente em tempos de vacas magras e dificuldades econômicas. Portanto, pesquise e conquiste parceiros capazes de tornar sua organização mais empreendedora, onde todos saiam vencedores! Lembre-se: Um sonho que se sonha só é apenas um sonho! Um sonho que se sonha junto é realidade! Zarinha (Maria do Rosário Martins da Silva) Mestre em Marketing, Professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG, Consultora Externa do SEBRAE e Diretora Administrativa da FÊNIX CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Contatos: 3849-4386 - e-mail: zarinha@uai.com.br
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