Para quem você torce? Para o Tarzan ou para o jacaré?

Departamentos desconexos e cargos estrelas nas companhias, têm sido os causadores de falta de sucesso de muitos negócios. Sua empresa corre risco e está vulnerável às delegações e falta do dono. Aja rápido e obtenha novamente o controle de seus negócios e os faça crescer nesta crise!

Numa outra época de crise, como a que ouvimos nestes dias, e as crises são frequentes como já falamos sobre isto num artigo anterior; uma empresa não conseguia vender e estava com grandes problemas financeiros por falta de receitas. E as justificativas eram as mesmas que você escuta na sua empresa hoje: é a crise, está difícil, a culpa é do governo, o preço está alto, a equipe é fraca, precisamos de mais treinamentos, os equipamentos estão ultrapassados, falta investir mais em marketing, a concorrência é melhor que nós, falta contratar o salvador da pátria e tantas outras, que vou deixar para você relembrar; ou melhor, esquecer sozinho, porque sei que já as conhece bem!

Após cansar de chorar e reclamar, o departamento de produção e marketing desta empresa, resolveram se reunir para discutir a crise. Os engenheiros de produção diziam que os estoques estavam altos e que era obrigação dos “gênios marketeiros” vender e não deles. Já que se vangloriavam que eram os melhores e que usavam até campanhas digitais para vender.

O Marketing, então, que tinha brilho nos olhos, iniciou campanhas boca a boca, visitas a clientes, contatos em feiras, ações de menor custos e logo as vendas começaram a deslanchar. A ponto da empresa não conseguir entregar os pedidos vendidos e perder clientes por falta de entregas. Então, o departamento de Marketing começou a apontar o dedo para os “engenheiros” da Produção que não conseguiam produzir o volume vendido. Já que eles eram os “engenheiros”, os “matemáticos” e com equações maravilhosas resolviam qualquer problema. Então, que resolvessem isto, que não era problema do Marketing, produzir para entregar.

Com muito custo, reuniram novamente e resolveram segurar as vendas até a Produção se organizar. A Produção, que também tinha brilho nos olhos e realmente, os engenheiros resolvem as coisas, se reorganizou a ponto de começar a sobrar estoques novamente. Mas as vendas caíram e voltaram a estaca à zero, ao problema inicial, porque o Marketing tinha reduzido a demanda por falta de capacidade de entrega. E as acusações continuavam para ver se a culpa era do Marketing ou da Produção, sucessivamente. Resultando em perdas de receitas, perdas de clientes, insatisfações de colaboradores, dos engenheiros, dos publicitários e o lucro já tinha ido para o ralo. Até que a empresa não suportou mais e teve que acabar com o departamento de Produção, de Marketing e toda a empresa. Ela faliu, quebrou, exalou, “escafedeu-se”!

A historinha é antiga, batida, a maioria de nós conhece, mas até hoje se repete. Um departamento jogando a culpa no outro, um departamento se gloriando enquanto o outro está sucumbindo e levando a empresa toda junto. Com tanta tecnologia e isto não muda como deveria mudar. Temos colegas que torcem para o jacaré (departamentos isolados) ganhar a luta contra o Tarzan (a empresa como um todo), para demonstrar que sua função, habilidade, departamento faz sua parte. O outro departamento é que não faz sua parte, a culpa portanto não é dele. Mas quem paga a conta é a empresa, todos juntos, inclusive ele mesmo. Nos dias de hoje, podemos dizer que isto é dar um tiro no próprio pé. Então, porque ainda continua assim?

Não se iluda, achando que isto é coisa do passado, isto existe e está disfarçado atrás de uma série de processos, métodos, sistemas, softwares, cargos, tecnologias e projetos que têm início, meio, meio, meio, meio e não têm fim. Você achava que isto acontece somente na sua empresa, não é verdade? Mas não! Ainda acontece na maioria das empresas, independente do tamanho e segmento!

Identifique esta torcida do jacaré rapidamente em sua empresa e acabe com isto! Caso contrário sua empresa vai ser a próxima a acabar com o departamento de marketing, produção, diretoria e presidência. Isto ainda quebra empresas, não duvide disto, não pague para ver, você não irá gostar!

Há atitudes e ações que só você pode e deve fazer por sua companhia. Algumas não são muito agradáveis, mas precisam ser feitas. Não as terceirize ou as delegue a ninguém. O preço pode ser alto demais. Ainda dá tempo de tomar as rédeas do seu negócio e fazê-lo crescer, mesmo na crise. É preciso apenas a dose certa em tomar aquelas decisões que você tem postergado há meses ou até anos; como a demissão ou a admissão de um colaborador chave. Agir e deixar claro que agora quem tem o controle novamente na sua empresa é você. E não departamentos desconjuntados e isolados.

O velho ditado ainda está valendo e muito: Em época de crise, também é época de oportunidades”, aproveite-as bem!

Então, você torce para o Tarzan o para o jacaré? Eu torço para o Tarzan!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento