Para que serve o Marketing?

Empresas e profissionais não sabem para que serve o marketing e por isso não trabalham da foram adequada. Marketing é o setor que traz resultados para a empresa

Depois de algum tempo conversando com amigos graduandos, formados e empresários, eu vi que a maioria tem uma visão completamente errada com marketing. Muitos deles têm uma visão de marketing como propaganda, ou do setor que cria as artes para as empresas.

É muito comum nos estudantes de administração ver que a ideia de marketing está relacionada a publicidade, campanhas que enchem os olhos e nos tiram da realidade. E na visão do empresário, a pessoa do marketing é a aquela que faz arte para a empresa, que fica mexendo no Corel e pedindo quantias exorbitantes para colocar um outdoor ou fazer comercial na TV.

O mais impressionante é que em geral os dois estão certos e errados, digo, mais errados do que certos. O profissional de marketing muitas vezes não conhece o cliente, não conhece seu comportamento e vive de achismo, e facilmente se entrega a um profissional de propaganda que vai ao seu espaço vender os produtos. O profissional de marketing não sabe transformar suas ideias em dinheiro, e acaba ficando com a parte de criação de artes para a empresa.

O marketeiro tem que transformar o seu conhecimento em dinheiro, tem que fazer a empresa lucrar mais e mais. Ele deveria ser o principal funcionário da empresa. Todos os dias esse profissional tem que se perguntar: o que vou fazer para atrair mais clientes, para fidelizá-lo e fazê-lo gastar mais?

Assim chegamos à descrição das funções do profissional de marketing: Atrair, Fidelizar e Aumentar o Ticket Médio. Mas para que isso tudo aconteça, temos que lembrar que é preciso investir tempo e dinheiro, pois os clientes não caem do céu. E cada ação desenvolvida deverá responder às perguntaa: para que eu estou fazendo isso, quanto vai me custar e qual será o meu retorno? E nunca esqueça de contabilizar financeiramente o tempo gasto.

Ah, não se esqueça que tudo tem um porquê. O profissional de marketing não faz as coisas de qualquer jeito, sempre embase a sua proposta.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.