Para que saber tudo?

A era pós tecnologia

Você já pensou que em 10 ou 20 anos você não vai precisar saber quase nada? Digo, você não vai precisar adquirir conhecimento apenas para saber das coisas. Lembre-se de que há uma enorme diferença em apenas saber e não saber aplicar nada do conhecimento por pura falta de habilidade.

Então em poucos anos a "era do conhecimento é poder" vai mudar da "era do saber" para a "era do saber fazer" (habilidade). O que significa isso do ponto de vista do hoje. Vamos supor que você foi convidado para fazer uma entrevista de emprego. O entrevistador te faz a seguinte pergunta: O que você gosta de fazer quando não está fazendo nada? Aparentemente exigirá uma resposta esperada como extraordinária e o seu cérebro te orientará a dar uma resposta que vai deixar o entrevistador pensativo e interessado em você.

O como a tecnologia está evoluindo não vai ser apenas em inventar celular mais avançado. Preste atenção no que já é possível fazer hoje. Onde você está o seu celular pode indicar a sua localização, isso é fácil. Mas se em breve o seu celular além de dizer onde você está, ainda informar o seu nível de glicose, colesterol, hipertensão, probalidade de enfarte ou avc, nível de stress, quantidade de calorias já consumida ou a consumir, falta de vitaminas, massa corporal, humor e fé. O seu médico poderá intervir e te alertar ou receitar ou seu mentor espiritual te mandar uma mensagem de amor. Alem disso você será informado a tomar cuidado na próxima curva da estrada porque está vindo um veículo dirigido por um embriagado e está dirigindo perigosamente. Saia da estrada e espere.

O seu celular vai estar no seu pulso e pode alertar a polícia se você precisar de ajuda pela quantidade de pânico que apresentou.

Você já observou que os sites de pesquisas te informam o que você pesquisou e junto vem um monte de porcaria e muitas vezes te induz a pensar erradamente? Daqui a pouco você diz para seu computador. Olha amigo, eu estou fazendo um trabalho sobre a vida em outras galáxias. Mas eu só quero saber de quem está falando sobre isso com conhecimento aplicado, ou seja, tem provas aceitas por instituições reconhecidas e é sério. Agora eu quero fazer uma leitura desses texto no meu idioma numa linguagem de fácil entendimento. Como eu vou precisar discutir esse tema numa palestra amanhã, eu quero esse texto armazenado no meu cérebro por 48 horas.

E tem mais, todos os veículos estarão acopladas com câmeras, todas as ruas terão câmeras. Drones especiais vigiarão pontos estratégicos com imagem ultra hd, capazes de identificar qualquer pessoa ou coisa em qualquer circunstancia.

Mas o que tudo isso tem a ver com as atividades que demandam conhecimento e habilidade?. Tudo que conhecemos funciona bem ou mal por causa do conhecimento e da habilidade. O conhecimento vai estar no chip. A habilidade provavelmente vai ser o diferencial dessa nova era. A verdade é que qualquer um poderá ser treinado para ter habilidade, alguns mais talentosos vão sobressair. Pelo visto, algumas coisas que nos intrigam hoje não vão mais existir. O conhecimento vai estar disponível para todos, vejam o celular, mas a habilidade será o único diferencial, e, dessa forma o mundo será mais igual porque as diferenças vão diminuir.

As inovações tecnológicas terão aplicações nas empresas e você poderá ter acesso a dados importantíssimos sobre negócios como estruturar e organizar uma empresa de forma a obter todos os seus indicadores de desempenho e os mesmos indicadores de todos os seus concorrentes no raio de ação que você quiser.

Outro ponto importantíssimo em todos os negócios. Você poderá saber quanto custa uma obra a ser licitada e comparar o seu preço com outras similares e você poderá questionar qualquer preço de um projeto, acompanhar o seu status e verificar porque está atrasado. Você poderá acompanhar a prestação de contas de todos os gastos públicos no momento que o gasto ocorre.

Nessa era você não precisará provar nada para ninguém, porque tudo vai estar gravado.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento