Para Motivar, é Preciso Conhecer

Nenhuma equipe pode funcionar sem um certo nível de motivação e de contentamento por parte de seus membros.

Nenhuma equipe pode funcionar sem um certo nível de motivação e de contentamento por parte de seus membros. Por isso, os líderes precisam estar sempre atentos ao comportamento de todos em sua equipe para descobrir quais são os fatores que provocam uma resposta positiva.
Tal resposta positiva não deve ser interpretada somente no aspecto do aumento de produtividade; outros como melhoria na qualidade do clima organizacional, assiduidade e comprometimento também podem ser indicadores de melhoria.

O comportamento motivacional dos seres humanos tem sido objeto de pesquisa durante anos e anos. Portanto, seria muita pretensão nossa simplesmente criar modelos de campanha motivacional sem levar em conta tudo o que a ciência já estudou.


Segundo Cecília W. Bergamini, autora do livro Avaliação de desempenho humano na empresa, editora Atlas, embora as pessoas façam coisas idênticas, as razões de agir são particularmente diferentes. Assim, a solução seria não organizar pessoas em função dos conjuntos e objetivos motivacionais parecidos, mas descobrir o que cada uma persegue.
Devem-se levar em conta fatores sociais e culturais, ou seja, as motivações também podem sofrer mudanças, dependendo da necessidade de cada indivíduo.


Vejamos o exemplo de equipes nas quais se introduziu dinheiro como única forma de premiação com intuito motivacional. No primeiro estágio, após algum tempo de adaptação, acabam superando as metas (se atingíveis, é claro). Num segundo estágio, passam a contar com a premiação como complemento de renda. Já no último estágio, compreendem que a única forma de serem motivados é monetariamente. Sem contar os casos em que a competição dá lugar à ganância, nos quais quem ganha é o melhor fraudador.

Por este motivo, é importante instituir programas e prêmios para que o colaborador saiba que tanto a direção como os colegas de trabalho valorizam suas contribuições como um todo.
Geralmente, as recompensas e os estímulos pela qualidade, produtividade, criatividade e inovação são na maioria das vezes aumentos de salário e promoções. No entanto, algumas empresas vêm inovando todos os anos, realizando notáveis comemorações, premiações por reconhecimento e contribuição.
Para motiva, é preciso conhecer. Para conhecer, é preciso interagir.


Visite o blog: http://deboramartins.blogspot.com

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.