Para a mobilidade deslanchar

O sucesso dos smartphones e tablets está causando no ambiente empresarial um grande movimento, denominado “consumerização da TI”. A mobilidade é uma das tecnologias que maior impacto causa hoje no mundo, tanto em nível pessoal quanto empresarial

A mobilidade é uma das tecnologias que maior impacto causa hoje no mundo, tanto em nível pessoal quanto empresarial.


Smartphones e tablets são objeto de desejo de muitas pessoas, fazendo com que surjam, em ritmo acelerado, diversos novos modelos de fabricantes de destaque no mundo das máquinas, como Apple, Samsung, Sony Ericsson, Motorola etc.

Com a chegada de novos aparelhos, naturalmente é grande também o movimento da criação de aplicativos que funcionam neles.

Em relação ao chamado software básico, ou sistema operacional, há um grande duelo entre a Apple e o Google, com seus sistemas iOS e Android, mas a Microsoft, que lançou o Windows Phone mas ainda não emplacou, não deve ser descartada – a empresa é especialista em chegar atrasada e se posicionar bem, e institutos de pesquisa como Gartner e IDC projetam seu sistema móvel em 2º lugar em 2015, atrás apenas do Android.

O acordo com a Nokia pode ser considerado decisivo para as pretensões de ambas as companhias e o primeiro smartphone da dupla – que poderia ser chamada Microkia -, deve chegar agora no final de agosto, se habilitando a tirar algum proveito das vendas do final de ano.

O sucesso destes smartphones e tablets também está causando no ambiente empresarial um grande movimento, denominado "consumerização da TI", que coloca os líderes de tecnologia em dificuldades: as pessoas querem utilizar estes dispositivos em seu trabalho no dia-a-dia e os sistemas corporativos nem sempre estão bem preparados para isto.

Mas o que vai movimentar definitivamente este mercado é que estes dispositivos móveis irão substituir em breve o uso dos cartões de crédito – sabemos que o dinheiro é o que move de verdade a tecnologia, nossa sociedade e a vida no planeta, de forma geral.

Assim que os sistemas estiverem funcionando com rapidez e segurança, que as pessoas tiverem confiança para utilizar seus dispositivos móveis para efetuar pagamentos, as vendas de smartphones e tablets, especialmente os primeiros, serão multiplicadas milhares de vezes.

Horacio Fialho Moreira é diretor de Marketing da Firma IT (horacio@firmait.com.br)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento