Para a escolha da localização da empresa três fatores são muito importantes
Para a escolha da localização da empresa três fatores são muito importantes

Para a escolha da localização da empresa três fatores são muito importantes

Faça uma pesquisa sobre o mercado consumidor da região em que você irá montar a sua empresa e analise se há clientes suficientes e se eles se adaptam ao tipo de atividade que você se propõe a oferecê-los

Na semana passada foi visto o artigo A escolha do ramo ou segmento do negócio, que estipulei como a primeira fase para a montagem da empresa. E, dando continuidade ao projeto, a postagem de hoje refere-se à escolha da localização da empresa – que representa a 2ª fase para a montagem da empresa.

2ª. A escolha da localização da empresa

Na escolha do local para estabelecer a sua empresa, existem três fatores, muito importantes, a serem considerados: o ponto comercial, o mercado consumidor e o mercado concorrente.

Ponto comercial – o ideal seria que ele estivesse situado em uma boa localização, de preferência próximo de ruas com bastante movimento de pessoas e que disponha de local para estacionamento, mas, muitas vezes, os altos valores dos aluguéis inviabilizam esses locais para a implantação da sua empresa.

Caso você não consiga se estabelecer em um lugar assim, onde quer que você estabeleça o seu negócio, torne a sua empresa conhecida pela organização, honestidade, respeito aos clientes, qualidade dos produtos e pelos preços coerentes. Proceda assim e você verá que ela se tornará não só conhecida no seu bairro como, também, em toda a sua cidade.

Mas, lembre-se que o melhor ponto é aquele onde o público-alvo se encontra; por exemplo, digamos que você queira montar uma loja de confecções que tenha grifes famosas. Neste caso, o local ideal seria em shoppings centers ou em áreas nobres.

Mercado consumidor – faça uma pesquisa sobre o mercado consumidor da região em que você irá montar a sua empresa e analise se há clientes suficientes e se os mesmos se adaptam ao tipo de atividade que você se propõe a oferecer a eles.

Nessa análise verifique quais são as preferências dos seus futuros clientes, tais como: se eles querem mercadorias e serviços de qualidade, produtos mais baratos, facilidade de acesso à loja, prazos nos pagamentos e outras.

Mercado concorrente – verifique se há concorrentes na região em que você irá estabelecer o seu negócio. Caso não haja, parabéns, porque a sua empresa estará bem localizada e terá uma clientela só para você.

Mas, se a concorrência estiver presente, certifique-se de que os mesmos atendem completamente ou não às necessidades da clientela; se não atendem, a sua empresa poderá completar com os itens necessários para atender à clientela local. Também procure experimentar as mercadorias e serviços dos seus concorrentes, descubra os seus pontos fracos e verifique o que poderá ser melhorado ou inovado.

Tenha sempre um diferencial em relação aos concorrentes, por meio do atendimento aos clientes, variedade, qualidade, entrega domiciliar e preços dos produtos; a sua empresa poderá, também, transacionar com os clientes por meio do uso de cartões de crédito/débito de todas as bandeiras e/ou lançar mão dos cheques pré-datados.

Espero que você tenha gostado desse artigo. No próximo irei escrever sobre “A escolha da modalidade da empresa”. Aguardem!

Texto baseado no meu livro “Montando e Mantendo o $eu Próprio Negócio

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