Café com ADM
#

Palavra de Headhunter - Leia, Leia, Leia

Sua carreira pode deslanchar com esta dica simples. Confira!

Atuando como headhunter e coach, é natural que muitos profissionais me procurem em busca de conselhos sobre os mais variados temas que afetam suas carreiras. Se eu tivesse apenas um conselho a dar para os profissionais de qualquer idade, nível, formação e contexto, esse conselho seria: Leia, leia, leia. Leia muito. Leia de tudo. Revista, jornal, livros, sites, blogs, newsletters, rótulo de geléia, o que for.


A leitura é uma das mais poderosas ferramentas de crescimento pessoal e profissional que conheço. Seja leitura técnica voltada à sua área de atuação, um blog sobre esportes ou uma revista de entretenimento, tudo contribui para a sua conexão com o mundo e para a amplitude da sua visão.


Seu vocabulário aumenta, sua capacidade de abranger os mais variados assuntos se desenvolve, sua comunicação e escrita progridem a olhos vistos. Aumenta sua auto-confiança na hora de defender suas idéias e pontos de vista, pois a leitura dá subsídios para suas escolhas tanto pessoais como profissionais.


O acesso à informação atualmente é muito mais fácil do que era – a tecnologia se encarrega de proporcionar toneladas de informação. E para aqueles que pensam que estudar se resume a sentar num banco de Escola, Universidade ou Curso e escutar alguém falar, um aviso: estudar é uma atividade ativa, permanente e independe dessas instituições! Você determina quando e como, mas o importante é manter-se participante e questionador, pois o ciclo do aprendizado nunca deve terminar.


Vejo que muitos profissionais se limitam a "obter o canudo" e param no tempo sem saber o que está acontecendo à sua volta, isolando-se do processo de aprendizado que é altamente enriquecedor. Esse sim um dos maiores erros profissionais que alguém pode cometer.


Por isso, se você está pensando em "estudar" na acepção formal e convencional da palavra e não tem tempo nem dinheiro – ponha as desculpas de lado, levante a cabeça e veja o mundo de informação à sua volta, à disposição. Busque conhecimento, cultura, informação, tecnologia e ação através das ferramentas que tem à mão. Deixe sua mente ativa e antenada com o que está acontecendo ao seu redor e você vai ver quanto progresso fará.


Portanto, minha dica sincera para você que quer crescer: Leia, leia, leia. Use e abuse do seu direito à informação!


Celia Spangher é Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

www.maximconsultores.com.br

celia@maximconsultores.com.br

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.