Pagar caro ou barato por serviços de drones

Na ânsia de aumentar a participação no mercado algumas empresas e outros aventureiros proprietários de drones estão criando um clima de negociação de preços que é prejudicial a todos: a "prostituição dos preços".

Na ânsia de aumentar a participação no mercado algumas empresas e outros aventureiros proprietários de drones estão criando um clima de negociação de preços que é prejudicial a todos: a "prostituição dos preços". Acontece que os clientes, que muitas vezes não tem conhecimento sobre o trabalho, que tem a necessidade de uma imagem aérea, acaba ignorando o valor do serviço e, consequentemente, a qualidade esperada; pensam apenas se esse é o melhor preço, achando que o serviço e a qualidade serão o mesmo, o que não ocorre.
SLXLM
A desvalorização dos serviços é o maior pesadelo para qualquer mercado em crescimento. Sofrem o cliente e toda a cadeia que move o negócio. Normalmente acontece por algum concorrente desesperado, despreparado e inconsequente, que busca cegamente aumentar seu volume de vendas ou participação de mercado e por isso se propõe a sacrificar o que uma empresa tem mais de sagrado, a sua lucratividade.

Márcio Galvão, especialista em Marketing aliado à gestão e professor de Tecnologia VANT do Instituto de Formação Tecnológica, IFT, afirma que o poder de negociação há tempos foi transferido para o comprador e que cabe ao fornecedor do serviço reequilibrar os pratos da balança, fazendo com que o preço retorne sua função original: viabilizar a rentabilidade. Para isso é necessário que as empresas se concentrem em criar valores para seus clientes
SMXLL
No entanto, as consequências para este tipo de atitude são sequelas de um combate impensado e sem planejamento, pois a desvalorização dos serviços feitos com drones só leva em conta um fator básico, o custo. Quando isso acontece o maior prejudicado é o cliente, que paga por um serviço com imagens sem qualidade, vídeos produzidos sem estabilidade visual e com pouca ou nenhuma criatividade nas tomadas, utilizando equipamentos não homologados pela ANATEL e o pior, sem noção de segurança e das regras da ANAC e DECEA. Essa atitude irresponsável oferece um grande risco para as pessoas no local, bem como aos aviões e outra aeronaves tripuladas que circulam na área. Drone não é brinquedo, é uma aeronave e que como qualquer outro aparelho eletrônico pode falhar, desligar no ar e cair, machucando seriamente as pessoas.

O que temos visto no mercado de drones é que muitas vezes esse movimento de desvalorização dos preços dos serviços acontece de cima para baixo, impensadamente, quando o "responsável" pelo suposto negócio, pressionado para entrar no mercado e faturar algum dinheiro fácil dos empresários desavisados, começa a dar descontos e mais descontos, sem visualizar as próprias margens de lucro. E quando se contabiliza o estrago feito, a empresa ou o piloto já queimou o seu nome. O efeito é imediato, pois baixar um preço é fácil, porém, é um caminho sem volta, pois uma vez acostumados com o preço baixo, poucos clientes aceitam voltar a pagar mais e, consequentemente, àquela empresa por um bom tempo sangrará as perdas.
Dron DronesSMLXL

Agora quando você ou sua empresa precisar de serviços de drones, tenham atenção para não serem enganados por profissionais de fim de semana ou empresas que não se preocupam com as condições de voo, com a segurança e com a qualidade do produto final. Este é o barato que sai caro e que pode por em risco a vida das pessoas e pior, queimar a marca da sua empresa!
Faça valer os seus direitos e antes de mais nada conheça bem a equipe de trabalho, os profissionais envolvidos e dê uma olhada no portfólio da empresa.
AnatelSLXLM
ANACMLXLS
DECEASLXLM
Na fase de planejamento e execução dos serviços exija da equipe técnica contratada para as imagens aéreas que o trabalho seja realizado dentro da data e horário escolhido e nas condições climáticas adequadas para a obtenção do produto final esperado por você.
É desejável que as imagens sejam feitas em um belo dia de sol e não em um dia nublado e escuro. O mesmo não vale quando o registro for de um evento com cronograma definido, onde o registro em si é mais importante do que a qualidade artística das imagens. Não esqueça que o trabalho feito com drones em áreas abertas são mais adequados e produtivos em dias e horários de pouco vento.
Exija da empresa de serviços de drones que a equipe realize uma avaliação prévia do local de execução do serviço, para definir se o local é considerado seguro para a operação. É imprescindível que possua um local delimitado para operação, pousos e decolagens, livre da presença de terceiros e pessoas não autorizadas.
SMLXL
Para que você contrate a empresa certa para o seu serviço é preciso ter consciência de que os drones utilizados na operação possuam alcance de voo seguro e controlado por satélite, onde seu alcance máximo deve ser de até 250 metros de raio, contados a partir de cada ponto de decolagem e pouso. O operador não deve perder o contato visual com a aeronave. Você pode pedir que a empresa realize vários pousos e decolagens durante uma mesma missão, visando a cobertura dos pontos desejados pela sua empresa.
E o mais importante: os serviços só devem ser realizados em condições consideradas seguras pela equipe. Não havendo condições as partes deverão em comum acordo definir uma nova data para execução dos serviços.

Leia mais em www.drondrones.com.br

Siga-nos: @drondrones no Instagram | drondrones no Facebook | Dron Drones no LinkedIn

Um ótimo voo pra você!

Márcio Régis Galvão é Gerente de Marketing na Alscience Engenharia, professor de Tecnologia VANT no Instituto de Formação Tecnológica, CEO na Dron Drones Imagens Aéreas e na Consultoria MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia VANT com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional em empresas no Brasil e Estados Unidos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento