Ou Assobia ou Chupa Cana !!!!

Alguém já tentou essa proeza?

Alguém já tentou essa proeza? Assobiar e chupar cana ao mesmo tempo? Eu nunca tentei porém, muitos países tentam chegar a essa formula a muito tempo. Isso dá se o nome de Welfare State ou Estado do bem estar social que não é uniforme quanto a sua definição, aceitando diversas correntes teóricas a que se filiam seus estudos.
Podemos entender no âmbito do estado capitalista como uma forma particular de “organização social”, que se expressa através da relação entre o Estado a Economia e a Sociedade durante o seu processo de desenvolvimento econômico. Traduzindo, em miúdos, bolsa escola, bolsa familia, são formas de chegarmos a um denominador comum, tentando deixar a conta Estado, Economia e Sociedade mais equilibrada.
A realiade é que o nosso modelo de bem estar social, assim como vários outros, não são imutaveís, essas mudanças vem acontecendo desde o fim da decada de 70 até os dias atuais. Esse movimento acontece quando temos alguma alteração significativa na nossa economia, principalmente quanto ao seu financiamento e também quanto a nossa politica, seja ela mais liberal ou conservadora.
No pós – guerra o welfare signficava muitas coisas entre elas, uma forma de auxilio a economia e também o afastamento de uma visão mais rigida do mercado em favor de uma exigência de segurança do emprego e de ganhos como o direito a cidadania.
Contudo com a globalização e com as economias mais integradas e abertas , muito desses cuidados foram sendo deixados de “lado”, sem a mesma funcionalidade, principalmente em função da autonomia reduzida.
Durante esse processo de globalização, temos algumas classes que tem sofrido um pouco mais com esse processo, como a classe média dos países ricos, como Itália, Holanda dentre outros. Só que essa preocupação de equilibrar a parte economia, e social não é de hoje, nos anos sessenta e setenta, páises como Dinamarca e Suécia já tinham uma politica visivilmente mais forte só que no intuito de levar as pessoas de volta ao trabalho ao inves de deixa-lás recebendo seguro desemprego.
Recentemente em 2012 tivemos a redução do seguro desemprego na Espanha, em mais da metade, de abono de Natal para funcionários públicos, além do aumento de impostos e a Inglaterra agora que vem passando pelo mesmo processo. Um dos principais problemas do bem estar social nesse caso está relacionado ás aposentadorias precoces e as politicas de liberalização que aconteceram com o intuito de enfrentar o declinio economico e o desemprego interno, através de uma maior flexivilidade do mercado.
Entretanto, aquela história de “Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo inclusive nada”, da música de Flávio José, não foi levado ao pé da letra pela galera do Brexit, mais precisamente a classe média trabalhadora inglesa. Vendo que o caminho seria o mesmo dos “colegas” europeus, decidiram então pela saída da União Europeria. Isso serve de alerta para que o Brasil passe a repensar as suas politicas sociais, tentando recoloar essa parte da população no mercado de trabalho e não criem um desincentivo ao trabalho, para que futuramente não tenhamos um Nortexit, ou Sulexit ou coisa do tipo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento