Os três pilares da liderança

Existem inúmeros estudos, conceitos e ideia de como liderar melhor. Vou começar com três fundamentos básicos a partir dos quais uma boa liderança pode ser construída

Muitos têm a ideia que ser líder é um talento ou um dom, com o qual uma pessoa nasce. Acredito que seja possível dar conhecimento e treinamento a um indivíduo para torná-lo um ótimo líder. Então, se você não é um líder nato, há esperança, você pode se tornar um.

Cheguei a esta opinião após anos de estudos e aplicação diária das obras do escritor, filósofo e administrador americano L. Ron Hubbard. E como gerente de vendas, procuro me aperfeiçoar a cada dia na desafiadora função de líder.

Levando em conta a definição de líder como sendo “pessoa com autoridade e carisma para comandar outras; pessoa que comanda e incentiva outras em suas atividades, campanhas etc”, podemos concluir que liderar tem tudo a ver com se relacionar bem com outras pessoas. Portanto, o líder bem-sucedido precisa compreender o comportamento humano; no mínimo necessita saber o que motiva cada uma das pessoas que está liderando.

Ele precisa conhecer os liderados a fundo: quais são suas crenças, quais sãos seus objetivos na vida, do que gostam, o que fazem, o que sentem. Tudo isto precisa ser muito bem conhecido pelo líder.

Mas como começar a entender tudo isso? Eu uso como dado estável os três pilares da liderança que são: direção, inspiração e reconhecimento.

Direção é indicar o caminho, informar o que fazer, como atuar e até onde se quer chegar. Começa com o propósito da empresa ou atividade sendo comunicado, compreendido e concordado entre todos. Outro fator importantíssimo é o treinamento. Liderados bem treinados em suas funções são mais produtivos, eficientes e felizes.

Inspiração tem a ver com o comportamento, emoções e atitudes do líder. Ele precisa ser competente, compreensivo, bem-humorado, justo, disposto, comunicativo, nossa! Precisa quase ser perfeito! Tudo que o líder faz está sendo observado e analisado pelos liderados. Ele pode errar, mas terá que admitir e reparar o erro.

E reconhecimento não significa somente bônus e prêmios. Consiste em comunicar ao liderado que seu trabalho foi visto e aprovado. Começa com a percepção de que todas as pessoas são importantes e merecem nossa atenção. Um “obrigado por estar aqui fazendo o que você faz” vai mais longe do que um aumento de salário, por incrível que pareça.

E para fechar, aqui estão alguns parágrafos do grande líder que me inspira constantemente em todas as minhas funções:

“Em todos os grandes líderes há um propósito e intensidade inconfundíveis. Além disso, há certa quantidade de coragem requerida de um líder.”

“Um homem que quer somente ser amado nunca será um líder. As pessoas seguem aqueles que têm a coragem de conseguir que as coisas sejam feitas, mesmo que elas digam que seguem aqueles que gostam. Um exame amplo da história claramente mostra que os homens seguem aqueles a quem respeitam. Respeito é o reconhecimento de inspiração, propósito e competência.”

“As qualidades de um líder não são difíceis de alcançar contanto que sejam entendidas.” – L. Ron Hubbard

Obviamente, há muito mais que pode ser dito sobre liderança, mas partindo desses três pilares, qualquer pessoa pode começar a se tornar um líder bem-sucedido.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento