Os segredos para comunicação eficaz do líder

O líder que não tiver a capacidade de desenvolver uma comunicação eficaz terá sua liderança posta a prova em todos os níveis da empresa

Segundo levantamento da ClearRock, empresa norte-americana especializada em outplacement e coaching para executivos, 54% apontam a comunicação como a competência que mais precisam desenvolver. Para a média gerência, a comunicação é a habilidade mais desejada, com 70% das indicações.
Sabemos que problemas de comunicação entre líderes e liderados ocorrem frequentemente e podem sair muito caro para as equipes.

O líder que não tiver a capacidade de desenvolver uma comunicação eficaz terá sua liderança posta a prova em todos os níveis da empresa.

Contudo, há 3 características que sendo exercitadas constantemente pode produzir a tão desejada comunicação eficaz para o líder:

1. EMPATIA: o líder moderno precisa ter a capacidade de colocar-se no lugar da outra pessoa, ou seja, sentir ou pensar o que o seu liderado poderia estar sentindo ou pensando em determinado cenário. Ao perceber o outro a partir da sua própria realidade, aumentamos significativamente as nossas chances de criar situações favoráveis para haver um bom entendimento. O líder que desenvolve a empatia, tem a oportunidade de ver a nossa existência sob um novo ângulo, ampliando a sua visão do mundo e dos fatos que nele ocorrem, sensibilizando-se, inclusive, para com a diversidade.

2. ESCUTA ATIVA: o líder de sucesso é aquele pronto para escutar. Infelizmente há muita confusão entre ouvir e escutar. A verdade é que muito antes de usar nossa boca para pronunciar as primeiras palavras dependíamos apenas dos ouvidos. Aprendemos a falar a partir do sons que os outros emitiam e fomos juntando até formar nosso vocabulário básico. O fato é que para atuar o líder também precisa "formar o seu vocabulário", ou seja, praticar a escuta ativa do seu liderado. A escuta ativa é ouvir o outro com a responsabilidade de observar o seu comportamento e os seus sentimentos para depois dar uma resposta apropriada. A escuta ativa é essencial para você estabelecer e manter relacionamentos. O líder que escuta ativamente atrai as pessoas e elas se sentem compreendidas e passam a confiar no líder.

3. FEEDBACK PODEROSO: A habilidade de dar e receber feedback é fundamental para o líder conduzir a sua equipe e reforçar um fluxo de comunicação funcional. O feedback é a técnica mais simples para convidar alguém a efetuar mudanças positivas. Por mais capacitado e talentoso que alguém seja, sempre irá perceber as pessoas e os acontecimentos de acordo com a sua visão de mundo e da sua existência - o que acaba por criar distorções sobre as percepções que ele tem dos outros. O mesmo ocorre com os outros em relação ao líder. O feedback poderoso é aquele dado em momento oportuno (sem atrasos), que descreve a conduta (sem julgamento) e principalmente, leva a uma ação diferente daquela percebida na conduta atual.

O segredo para o líder desenvolver uma comunicação eficaz é praticar, muitos líderes sabem o que devem fazer, mas se deixam levar pelos incêndios diários. Não deteriore a sua liderança! Pratique essas habilidades e promova a energia positiva que sua equipe necessita para atingir os resultados.

Cuide da sua carreira, te vejo no pódio!

ExibirMinimizar
aci baixe o app