Os segredos dos líderes para levar o time de vendas ao sucesso mesmo durante as crises

Quatro elementos de liderança que vão ajudar fortemente nos resultados

Vender mais mesmo em mercados que não estão aquecidos é algo que não só vai destacar você como líder, mas também vai fazer seu empreendimento sair mais fortalecido de qualquer período de turbulência.

Estes segredos de liderança são bem práticos. Vamos a eles:

1 – Assuma a responsabilidade pelos resultados

Se as vendas não estão acontecendo no volume desejado, verifique:
– Pode ter acontecido de um período de boas vendas ter feito você se tornar apenas um “tomador de pedidos” e levado você a esquecer como vender?
– Você não passou a acreditar erroneamente que não há mais mercado para as suas soluções, fazendo você parar de tentar novas formas de vender?
– Será que você não está falando muito e ouvindo pouco, deixando de descobrir oportunidades?Lembre-se que os líderes são sempre responsabilizados pelos resultados. Assuma as rédeas da situação e seja o responsável pelas boas vendas!

2 – Torne-se um campeão de produtividade

Como está sua gestão do tempo? É essencial para líderes tornar-se um mestre da produtividade. Confira algumas dicas:
– Planeje: você tem que planejar tanto seu negócio quanto seu tempo. Sem saber o que você vai fazer, para quem, por quanto tempo, com quem, como, etc., você pode acabar vendo seus resultados serem ruins tanto em crises quanto em mercados aquecidos;
– Avalie seu progresso: à medida que você verifica se os objetivos estão sendo alcançados, você pode ir fazendo ajustes em seu planejamento;
– Organize-se: além de ser pessoalmente organizado, procure organizar seu time para executar o planejamento;
– Priorize: líderes normalmente têm muitas coisas a fazer e muitas decisões a tomar. Sem a devida priorização, você vai gastar mais tempo e recursos do que o necessário para atingir os objetivos.

3 – Mantenha-se motivado

Quando há uma retração na economia, é ainda mais importante criar uma atmosfera de auto-motivação. Mais algumas sugestões:
– Pare de ouvir notícias depressivas no rádio ou nos telejornais, e pare de ler coisas negativas em jornais, revistas e na Internet;
– Crie uma lista de coisas que deixam você feliz, e mantenha uma cópia sempre com você;
– Antes de entrar no carro pela manhã, ande pelo jardim, aprecie as cores e os cheiros;
– Encontre um mentor ou alguém com quem conversar que lhe ajude a se manter numa trilha positiva;
– Evite a companhia de pessoas de mau humor;
– Ouça músicas alegres (isso vale para a letra e para a melodia);
– Exercite-se.

4 – Desenvolva-se continuamente

Em períodos de vacas magras, assim como costuma acontecer com a verba de marketing, a verba destinada a treinamentos e cursos também costuma ser reduzida (quando não eliminada totalmente). O que é estranho é que estes são investimentos que deveriam ser sempre mantidos: quando tudo vai bem, para potencializar e sair na frente da concorrência; quando as coisas estão mais devagar, para ter melhores resultados apesar da crise.
Assim, convém verificar:
– Suas técnicas e seus conhecimentos de vendas não estão ultrapassados? E como está a equipe comercial nestes quesitos?
– E o seu conhecimento (e da equipe) sobre seus produtos e/ou serviços? Lembre-se que manter tudo fresco na memória sobre as suas soluções (e mesmo sobre as dos concorrentes) vai ajudar na argumentação;
– No geral, não está acontecendo de preocupar-se apenas em buscar vendas, esquecendo-se do tempo necessário para “afiar o machado”?

Implementar com sucesso os quatro elementos de liderança acima vão não só fazer você e sua equipe venderem mais durante a crise, mas também quando a crise acabar. Além disso, você terá desenvolvido novos hábitos que vão contribuir para o um sucesso contínuo.

Bons negócios!

Publicado originalmente em Aula de Vendas

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