Os novos rumos da contabilidade

Área sofre mudanças e requer profissionais atualizados

Profissionais da área de contabilidade devem ficar atentos às mudanças do mercado que tem crescido vertiginosamente. Pesquisas apontam que recentes mudanças no mundo da contabilidade, tem impulsionado as empresas a investir cada vez mais nesse segmento. Ainda assim, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) indica que faltam profissionais qualificados na área para ocupar os novos postos de trabalho no Brasil.

Isso tudo é consequência de um fato anterior: o esforço mundial para chegar a convergência dos modelos de contabilidade de vários países, com isso o conceito da contabilidade mudou muito nos últimos anos e essas mudanças do mercado mundial demandam mais das empresas que demandam mais dos profissionais.

Por outro lado, tais mudanças trouxeram a necessidade de mais capacitação, por parte dos profissionais da área. E já tem profissionais começando a prestar atenção a essa demanda e a esse nosso perfil, e a ideia de contador que faz somente o imposto de renda e fica no escritório o dia inteiro, pouco tem a ver com o perfil requerido para o novo profissional da área, pois as empresas tem percebido que precisam obter informações de um profissional de contabilidade com visão aberta, entendendo também de economia, matemática e, principalmente, gestão do negócio. O novo profissional passa a ser uma pessoa estratégica dentro da empresa, que participa das decisões porque tem visão do negócio como um todo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento