Os Meios de Pagamentos Preferidos dos Brasileiros no E-commerce

* Pâmella Ferreira da Silva

** Ricardo do Nascimento Vilela

***Sérgio Ricardo Franco Vieira

****Lucineide A. M. Cruz

Com a inovação na tecnologia, o comércio eletrônico teve a necessidade de encontrar formas de pagamentos acessíveis, confiáveis, ágeis e eficazes, tanto para a empresa como para o consumidor. De acordo com Teixeira (2015, p. 44), “Oferecer uma única forma de pagamento, mesmo em ambiente seguro, pode levar o consumidor a não realizar acompra”.

As organizações adequaram sua plataforma para colocar mais de um meio de pagamento, facilitando as compras do consumidor, onde podem escolher a forma de pagamento mais eficaz. São algumas formas de pagamento mais usadas pelos consumidores do comércio eletrônico, de acordo com Teixeira (2015):

    • Cartão de Crédito: o pagamento pelo cartão de crédito é o mais usado pelos usuários do comércio eletrônico, pesquisa feita pelo site e-commerce.org.br em 2015, que o percentual estimado de compradores que optam por esse meio de pagamento é de76%.
  • Boleto Bancário: é o segundo método de pagamento mais usado pelo e- commerce, é uma alternativa escolhida por pessoas que têm o limite baixo do cartão de crédito ou não tem, ou até mesmo utilizado por compradores mais desconfiados. Pesquisa feita pelo site e-commerce.org.br em 2015, que o percentual estimado de compradores que optam por esse meio de pagamento é de 12%.

  • Transferência eletrônica de fundos – TEF: é a transferência bancária em conexão segura com o banco e autorização da transferência do valor da compra para a conta do lojista. Pesquisa feita pelo site e-commerce.org.br em 2015, que o percentual estimado de compradores que optam por esse meio de pagamento é de 12%.

É importante que o consumidor tenha variedades de forma de pagamento na hora de finalizar a compra, acaba fazendo com o cliente fique fiel ao site de compras.

_______________________

* Pâmella Ferreira da Silva, discente do curso de administração, na Faculdade JK.

** Ricardo do Nascimento Vilela, discente do curso de administração, na Faculdade JK.

***Sérgio Ricardo Franco Vieira, docente na Faculdade JK.

****Lucineide A. M. Cruz, docente na Faculdade JK,

Coautora dos Livros:

Livro Gestão de Talentos

http://indicalivros.com/pdf/gestao-de-talentos-lucineide-cruz-juliana-pontelho

Gestão de Pessoas: manual de rotinas trabalhistas

http://indicalivros.com/pdf/gestao-de-pessoas-manual-de-rotinas-trabalhistas-juliana-pontelo-lucineide-cruz

Referências

ALBERTIN, A. L, MOURA, R.M. E-commerce nas empresas brasileiras. 1º Ed. São Paulo: Atlas, 2012.Cap.1.

ARAUJO, Luis César G. e GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas. Estratégias e integração organizacional. – 2º edição revista e atualizada- São Paulo Atlas S.A – 2009.

BASTA, Darci, MARCHESINI, Fernando Roberto de Andrade, OLIVEIRA, José Antônio Ferreira e SÁ, Luis Carlos Seixas. Fundamentos de marketing. 7º edição – Rio de Janeiro: Editora FGV,2006.

CATALINI, L. et al. E-commerce. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

DINIZ, LetéciaLelis. SOUZA, Lívia Garcia Alves. CONCEIÇÃO, Luan Rodrigues. FAUSTINI, Marcelo Rangel. O comércio eletrônico como ferramenta estratégica de vendas para empresas. 2011. 13f. Unisalesiano. Lins – São Paulo.

FELIPINI, Dailton, O e-commerce decola, também no Brasil. Disponível em: <http://www.e-commerce.org.br/ecommerce-decola> Acesso: 21/04/2016.

FERREIRA, F. C.; SERRA, E. M. Fatores condicionantes da inovatividade no comportamento de compra na internet. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistema de Informação. TECSI FEA USP, v 1, n.1, 2004, set. 2011.

HAWKINS, D.I.; MOTHERSBAUGH, D. L.; BEST, R.J. Comportamento do consumidor: construindo uma estratégia de marketing. 10. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

LARENTIS, Fabiano. Comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Curitiba: Editora IESDE Brasil S.A., 2008.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Comércio Eletrônico. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

MACEDO, Eduardo. Tendências para lojas virtuais em 2016. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/tendencias-para-lojas-virtuais-em-2016/> Acesso 21/04/2016.

MELLO, Adriano de. E-business e E-commerce. 2011. 11f. Universitário Revista científica do Unisalesiano – Lins. São Paulo.

MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas.2013. 164 f. Monografia apresentada ao Departamento de ciências Econômicas da Faculdade Ciências Econômicas da universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel. Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MERLO, Edgard M. e CERIBELI, Harrison B. Comportamento do Consumidor. 1º Edição, Rio de Janeiro, Editora LTC, 2015.

MESQUITA, Felipe. Como funciona um comércio Eletrônico. Disponível em: <http://www.shapeweb.com.br/blog/como-funciona-comercio-eletronico/> Acesso: 22/04/2016.

MORGADO, Mauricio Gerbaudo. Comportamento do consumidor online: perfil, uso da internet e atitudes. 2003. 160 f. Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo.

PINHEIRO, Roberto Meireles; CASTRO, Guilherme Caldas de; SILVA, Helder Haddad e NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

SALVADOS, Mauricio. Gerente de E-commerce. 1° edição – Abril de 2013. São Paulo. Editora: Ecommerce School, 2013.

Significado ‘Gama’ – Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/gama/> Acesso em: 21/04/2016.

Significado ‘Primordial’ – Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/primordial/ > Acesso em: 21/04/2016.

SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo.7° edição Ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11° edição Ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. Tradução de Cid Knipel Moreira, Célio Knipel Moreira; Revisão Natacha Bertoia da Silva. – 2º edição – São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

TEIXEIRA, Tarcisio. Comércio Eletrônico: Conforme o Marco Civil da Internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva,2015.

VIANA, Joice. Jornalista. A evolução do e-commerce no Brasil e as perspectivas desse mercado para o futuro. Disponível em: <http://www.mundocarreira.com.br/economia-e-financas/evolucao-e-commerce- brasil-e-perspectivas-desse-mercado-para-o-futuro/> Acesso 21/04/2016.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.