Os julgamentos que herdamos das pessoas

Você provavelmente já ouviu falar sobre outras pessoas e tomou isso como verdade absoluta. Saiba o porque isso não é legal

Engraçado como herdamos alguns pontos de vista dos outros e nem nos damos ao trabalho de checar a informação. Isso acontece sempre, a todo momento, pois é mais cômodo acreditar no que o outro está dizendo do que ir atrás da informação correta, contudo, além de fazermos um julgamento errado, isso pode nos prejudicar.

Uma vez, em uma empresa que trabalhei, entrou uma nova secretaria do Diretor e como eu não tinha acesso direto ao setor, só ouvi dizerem que ela era muito grossa. Fiquei com aquilo na cabeça, mas mesmo assim conversava normalmente, tratava dos assuntos da empresa e tudo bem normal (ela nunca foi sem educação comigo). Até que criamos assim, uma certa amizade (que dura até hoje!).

Um belo dia, após uma viagem que ela havia feito em suas férias, avistei um pequeno embrulho na minha mesa e ao abrir, era um bloquinho artesanal feito de metal, que fechava com a caneta ao lado. Achei lindo (adoro artesanato e adoro bloquinhos), nunca tinha visto igual. Sim, ela viajou, para seu único e exclusivo prazer, mas ao ver algo que achou que eu pudesse gostar, lembrou-se de trazer (e para outros poucos colegas). Chamo isso de gentileza. Ninguém é obrigado a viajar e trazer lembranças, mas ela fez questão, mesmo eu não podendo beneficiá-la em nada na empresa.

Fico pensando que se eu tivesse ouvido os demais e me fechado para o convívio com ela, teria perdido a chance de conhecer uma pessoa muito alegre e consciente do seu limite e o do outro. Ela não tinha papas na língua mesmo, apenas respondia com mais profissionalismo os demais funcionários, mas isso nunca foi problema para mim, afinal pessoas assim costumam ser mais verdadeiras!

Por isso, precisamos ficar alertas sim com o que os outros nos dizem, pois "quando há fumaça há fogo", mas em contrapartida, "toda regra tem sua excessão". Nem tudo que o outro pensa, pode servir para você. E isso serve para tudo na vida.

Finalizo com uma frase de Jean Cocteau que gosto bastante para nos inspirar: "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".

ExibirMinimizar
aci baixe o app