Os fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão – MEG

O Modelo de Excelência da Gestão - MEG. O artigo abaixo foi elaborado com base no conhecimento do MEG.

O MEG é formado por um conjunto de conceitos chamados de Fundamentos das Excelência da Gestão. Tais fundamentos evidenciam conceitos mundialmente reconhecidos que expressam processos gerenciais e em consequência resultados organizacionais.

Os fundamentos da excelência são:

Pensamento Sistêmico: Significa a compreensão e tratamento da sinergia entre diversos componentes que formam a organização e o ambiente no qual ela está inserido.

Atuação em Rede: São as relações e atividades entre organizações e indivíduos com interesses em comuns e competências que se complementam.

Aprendizado Organizacional: A busca de eficácia e eficiência dos processos da organização visando o desenvolvimento de competências, por meio da percepção, reflexão, avaliação e o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Inovação: A organização favorece um ambiente de criatividade permitindo validar e implementar novas ideias que visam o desenvolvimento sustentável.

Agilidade: Flexibilidade e a rapidez com que a organização se adapta as mudanças do ambiente e as novas demandas das partes interessadas, é considerado a velocidade nos ciclos de processos.

Liderança Transformadora: Atuação dos líderes de forma transformadora estimulando as pessoas em torno dos valores, princípios e objetivos da organização, desenvolvendo novos líderes e interagir com as partes interessadas.

Olhar para o futuro: Visa projetar e compreender os cenários e tendências do ambiente e possíveis efeitos sobre a empresa, a curto e a longo prazo, avaliando as melhores alternativas e adotar as estratégias mais adequadas.

Conhecimentos sobre clientes e mercados: Interagir com os clientes e mercados visando entender as suas necessidades, expectativas e comportamentos, criando valor de forma sustentável.

Responsabilidade social: A organização deve responder por todas as suas ações e posteriormente os impactos causados pelas suas decisões e atividades, contribuindo para a sociedade e meio ambiente visando o desenvolvimento sustentável.

Valorização das pessoas e da cultura: Implementar condições favoráveis e seguras paras os colaboradores se desenvolverem, com a ênfase no aumento do desempenho fortalecendo a cultura favorável à excelência.

Decisões Fundamentadas: Utilização do conhecimento e tratamento das informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho para identificar direções a seguir e ações a serem executadas.

Orientação por Processos: A organização busca eficiência e eficácia nas suas atividades que formam a cadeia de valor para os clientes e partes interessadas.

Geração de Valor: Alcance de resultados sendo eles econômicos, sociais, ambientais e de todos os processos potencializando tais resultados.

Referencia:

Critérios rumo à excelência 7ª Edição (2014: 13)

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