Os cuidados ao promover um colaborador

Como evitar um conflito maior em sua empresa

Um dos aspectos que vejo como mais relevantes ao decidir promover um colaborador é o de realmente estarmos tomando a decisão correta, mas como podemos observar isto e evitar um equivoco ao realizar esta promoção.

Um dos fatores mais preocupantes fora os custos envolvidos é o de simplesmente vir a perder futuramente um excelente colaborador dentro de seu cargo atual e quando vir a promover este profissional notar a sua ineficiência ao executar as tarefas inerentes ao novo cargo, vindo assim a demitir este colaborador gerando uma demanda desnecessária, já que gera dois problemas, um é a perda de um excelente profissional em sua área de atuação e com sua demissão a necessidade da abertura de processo seletivo e dois o problema inicial de suprir o cargo maior continua e pior um precioso tempo já foi desperdiçado ao tentar adequar o antigo colaborador a este cargo.

Ao visualizar estes pontos fica claro que a decisão de promover um colaborador a um cargo maior dentro da empresa é uma decisão complicada e atribuída a inúmeros fatores e isto pode implicar em problemas que podem ser gerados involuntariamente por este ato, como por exemplo a insatisfação de outro colaborador que não recebeu a oportunidade de crescimento, o aumento do Turnover de sua empresa e até mesmo o questionamento de sua gestão, já que ao efetuar uma promoção mal sucedida a sua capacidade de analise se torna questionável.

Então como devemos proceder, acredito que uma analise prévia do colaborador em questão, uma analise dos candidatos a disposição no mercado de trabalho, uma verificação das reais atividades exercidas pelo cargo que está em projeção e claro o bom senso, são fatores necessariamente básicos para que seja efetuada a melhor escolha.

E uma das coisas que vejo como mais relevantes se refere ao de demonstrar caso decida promover um colaborador a real importância, os motivos do por que de sua decisão para os demais colaboradores principalmente aos que possuíam a expectativa de ocupar tal vaga, pois um dos primeiros passos para o gestor ser negligenciado e perder a sua voz com a sua equipe é a falta de transparência e a falta de tato para perceber que os demais colaboradores provavelmente não tenham visto o preenchimento deste cargo em uma visão macro como a do gestor, podendo assim gerar muitos outros infortúnios e tornando assim a sua solução em um problema muito maior.

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