Os 7 passos para ter sucesso na vida

O autoconhecimento é o primeiro passo para se obter sucesso na vida. Criar a sua história, conhecer a sua essência, reconhecer que a mudança vem de dentro e o externo será resultado dessa mudança

É preciso olhar para o seu passado com gratidão e reconhecer que a sua história pode e deve ser diferente. Não aceite o que a vida te dá nesse momento. Foi assim comigo! Quando era criança percebia a dificuldade que a minha mãe tinha ao cuidar das três filhas pequenas com pouquíssimos recursos financeiros, problemas de saúde e ainda assim manter todas vivas. Cresci sendo moldada a jamais perder a esperança, a fé, a capacidade de ajudar as pessoas e principalmente de lutar até o final para concretizar meus sonhos. Hoje o meu lema é ser melhor que ontem. Mais não foi sempre assim, precisei passar por várias provações, descobrir, reconhecer e melhorar meus defeitos e aprimorar minhas qualidades.

Quando era adolescente percebi que o único caminho que poderia me levar ao alcance dos meus objetivos e sonhos era estudando. Eu precisava dar o máximo de mim, não para ser melhor, mas para comprovar que era capaz de conseguir tudo o que eu desejava.

Hoje consigo saber claramente o que é preciso fazer quando estou desanimada ou sem saber por onde começar, preciso voltar ao ponto primordial que são os 7 passos para ter sucesso na vida.

  1. Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, a sua essência é o primeiro passo porque se você não conhece o que esta dentro de você, não saberá o que esta no outro. Tudo o que realiza na vida é movido pelo que você faz pelo que você é. Entenda o seu passado e olhe com gratidão. Assuma o que foi construído até agora e se não estiver satisfeito, mude!

Quando vê valor nisso, conseguira concretizar seus objetivos.

  1. Transformações Internas

Você é o reflexo das suas escolhas. Quando transformar o seu interior, tudo no seu ambiente ira mudar. É preciso sair do “casulo”. É preciso reconhecer que precisa mudar.

  1. Competências, Habilidades e Atitudes

Quais competências, habilidades e atitudes possui e que ao serem desenvolvidas impulsionará o processo de transformação? Olhe para o emocional, pense no positivo. Quando pensamos positivo nutrimos todos os nossos órgãos com energias saudáveis. Quando surgir um problema, pense em transformar a situação desfavorável em favorável. A tendência da vida devido aos acontecimentos sociais é pensarmos no negativo, mas você pode mudar isso.

Foque no que você tem de bom e beba um CHA de animo.

C - Saber?

H - Saber Fazer?

A - Querer fazer?

4. Fortaleça seus talentos

Talento é o que você tem de especial. É o que te diferencia de outras pessoas, é o que você sabe fazer de melhor. Seja cozinhar, cantar, oferecer palavras de incentivos a outras pessoas, etc. É tudo aquilo que seus amigos, familiares, colegas de trabalho falam de você.

Talento é o que você faria até de graça.

5. Seja competitivo

Atualmente as empresas buscam profissionais que gostem da sua área de atuação. Que sejam intraempreenderores, goste de desafios, sejam criativos e encontram soluções para a melhoria de processos nas empresas. Por isso é importante conhecer seus talentos, saber se a empresa que escolher lhe dará oportunidade para aplicá-los. Saiba quais são os planos de carreira que a empresa possui, quais chances de crescimento profissional. E se você perceber que quer ter sua própria empresa busque conhecimento e sempre siga em frente.

  1. Crie a sua HISTÓRIA de vida

É você quem define como será a sua vida. Imagine sua vida sendo um livro e nele consta a sua história, na capa o seu nome. Ainda da tempo de escrever um novo capítulo. Lembre-se você é o que deseja ser. Afinal somos do tamanho dos nossos sonhos.

Não culpe os outros pela sua falta de sorte e sucesso na vida. Se você não esta satisfeito com algo, decida que será diferente! Vai lá e faça diferente!

  1. A receita do sucesso

A receita do sucesso é você entender que o resultado, ou seja, a concretização dos seus objetivos é efeito das ações e das escolhas que você faz na vida. É preciso dar o máximo de si mesmo e se preparar para alcançar seus objetivos e sonhos. Podemos dizer que os ingrediente da receita que não podem faltar são: força de vontade, desejo de vencer e ação. Entrar em ação é fundamental!

Assuma o comando da sua vida e não permita ser levado pelas tendências ou energia das outras pessoas. Não culpe os outros pela sua falta de sucesso profissional, no amor, financeira, etc.

A partir de hoje criei uma nova história, pois como disse Jober Chaves “Os problemas fazem parte da vida e você é maior que seus problemas”.

Considerações.

Na vida precisamos compreender o que realmente importa. Entenda como você é e construa um forte eu capaz de proporcionar mudanças positivas na sua vida e de outras pessoas. Jogar a toalha não é a atitude correta e também saber o que precisa mudar e não fazer nada é tolice. O resultado desse ato é o afastamento de pessoas que amamos. Inicie agora o processo de mudança. Olhe para dentro de você!

Boa sorte e sucesso na vida!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento