Os 5 livros indispensáveis para empreendedores sociais
Os 5 livros indispensáveis para empreendedores sociais

Os 5 livros indispensáveis para empreendedores sociais

Conheça os 5 livros (mais um bônus imperdível) fundamentais para você se tornar empreendedor social

Reuni nesta postagem os cinco livros (e mais um bônus) em língua portuguesa que considero indispensáveis para quem pretende empreender socialmente, criando o próprio negócio social.

A bibliografia nacional ainda é tímida, mas a partir do estudo das seis obras abaixo acredito que você terá uma excelente base para criar, planejar, inaugurar e gerenciar o seu negócio social.

Vamos à lista!

1. Criando um negócio social

Muhammad Yunus é considerado um dos pais do empreendedorismo social e esta obra é um dos pilares do movimento no mundo. O conceito de negócio social de Yunus envolve o reinvestimento total dos lucros no próprio negócio.

Na obra ele demonstra como o empreendedorismo social transforma vidas; oferece conselhos práticos para aqueles que querem criar seus próprios negócios sociais; explica como políticas públicas e privadas devem se adaptar para abrir espaço ao modelo de negócios sociais; e mostra porque esses negócios detêm o potencial para redimir a promessa falida das empresas de mercado livre.


2. Comece algo que faça a diferença

Quando se fala em negócios sociais, o primeiro exemplo que vem a cabeça é a TOMS Shoes, que já tratamos aqui, e seu modelo um para um.

Seu fundador, Blake Mycoskie, criou um negócio social de calçados que doa um par de sapatos novo a uma criança necessitada a cada par vendido.

No livro, recentemente traduzido para o português, Blake conta a sua história e como criou uma empresa lucrativa de sucesso, aliando uma causa inspiradora a um trabalho que ama.


3. Negócios com impacto social no Brasil

Com uma pegada mais acadêmica, a obra de Edgar Barki, Daniel Izzo, Haroldo da Gama Torres e Luciana Aguiar traz um panorama geral dos negócios sociais - conceito, características, funcionamento e dinâmica no Brasil, além de tratar sobre o mercado da base da pirâmide, inovação social e impacto social.

Trata-se da primeira obra acadêmica sobre o assunto.

4. Business model generation: inovação em modelos de negócios

Trata-se de uma obra ampla, para todos os tipos de negócios, mas que pode - e deve - ser utilizada como ferramenta pelos empreendedores sociais brasileiros.

Escrito por Alexander Osterwalder e cocriada por mais de 400 pessoas em 45 países, o livro – tratado como um manual para visionários, inovadores e revolucionários – traz a definição e os nove componentes de um modelo de negócios, padrões bem sucedidos de negócios, técnicas de design, estratégias de ação e o processo de construção do próprio modelo de negócio. Indispensável na estante do empreendedor social.

5. Startup enxuta

Indicada por cinco de cinco empreendedores bem sucedidos, a obra de Eric Ries é considerada como uma das grandes referências mundias do empreendedorismo.

Também direcionada a todos os tipos de empreendimentos, assim como a anterior, é dividida em três partes (Visão, Direção e Aceleração).

Em Visão, o autor sugere quatro etapas – começar, definir, aprender e experimentar; em Direção, o empreendedor deve saltar, testar, medir e pivotar (ou perseverar); e, por fim, finaliza com a Aceleração.


BÔNUS

6. Mude, você, o mundo: manual do empreendedorismo social

É claro que não poderia deixar de indicar o meu livro!

Dividido em dez capítulos práticos e recheados de referências, conduzo o leitor à compreensão do que é empreendedorismo social; orientando-o na formação das competências necessárias para se tornar um empreendedor social; passando pela identificação de problemas na sociedade e a criação de soluções; detalhando planejamento, abertura e administração de um negócio social; e até mesmo dando dicas sobre como aproveitar oportunidades e enfrentar ameaças.

O livro é ágil, acessível e extremamente prático - apesar da sólida base conceitual -, e oferece a você a possibilidade de iniciar, durante a leitura, a concepção do próprio negócio social.


Quer ler o primeiro capítulo gratuitamente? Clique aqui!

Lembre-se de que não adianta só estudá-los: você tem que converter suas ideias em realidade.

Porque ideias sem serem concretizadas, não passam de ideias.

Sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento