Os 2Cs do líder

O 2C’s Líder é um programa que transforma pessoas e organizações, possibilitando executivos, religiosos, esportistas, educadores, políticos ou qualquer pessoa que exerça o papel de líder, liderarem equipes de alta performance. Um programa quase completo

Liderar é um exercício que exige autoconhecimento e constante desenvolvimento de competências. Para obter o máximo de si mesmo e da equipe, o líder precisa contribuir efetivamente para a construção de um ambiente de confiança e colaboração. Para tanto, ele precisa perceber como seu estilo de liderança influencia no desempenho da equipe e no resultado do negócio para a organização.

O autoconhecimento é a premissa básica do processo de autodesenvolvimento e o alicerce das relações interpessoais. Por estarmos pouco familiarizados com nossos próprios sentimentos e emoções, em grande parte do tempo baseamos a interpretação das nossas reações na forma como os outros nos avaliam e nos isentamos do precioso processo de autopercepção.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral afirma que, para liderar uma equipe, um líder precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para a equipe.

A busca da liderança é, inicialmente, uma busca interior para descobrir quem o líder, de fato, é. Essa busca deve ser contínua e revelar grandes descobertas. Por meio do autoconhecimento, vem a confiança necessária para liderar. Um líder que não conhece a si mesmo jamais será autor de sua própria história e protagonista de alinhamentos e engajamentos nos ambientes em que se relaciona, nem tampouco imaginar-se responsável por outras pessoas. Precisa ter clareza de que pessoas diferentes têm necessidades diferentes, e, para isso, deve conhecer a si mesmo e aqueles ao seu entorno para ser assertivo nas suas decisões.

Um líder, precisa sempre fazer uma pergunta para si mesmo: qual é o meu papel na organização e entorno? Por que eu sou ou quero ser líder? Se como resposta o ganho for só para você, algo está errado. Um líder de vanguarda, preocupa-se com o sucesso e desenvolvimento de seus liderados. Para tanto deve estar apercebido dos pontos que mais precisam de atenção para desenvolver competências sua e da equipe.

Recentemente, como consultor corporativo, visitei algumas instituições de diversos segmentos de mercado para identificar demandas por treinamento e desenvolvimento de lideres e colaboradores. Esse trabalho me oportunizou mapear as principais competências demandadas no ambiente corporativo e que resultou em um programa de liderança denominado: os 2C’s do líder.

O 2C’s Líder é um programa que transforma pessoas e organizações, possibilitando executivos, religiosos, esportistas, educadores, políticos ou qualquer pessoa que exerça o papel de líder, liderarem equipes de alta performance.

Afinal, liderança eficaz é vista como a realização de atos que auxiliam a equipe alcançar seus objetivos. É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que produz resultados.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento