Orgulho da Profissão

Deparamo-nos com profissionais que não se orgulham de suas profissões. Algumas profissões são desvalorizadas, enquanto outras são super valorizadas. Não se deve escolher um curso pelo salário ou pelo status. Todas as profissões são necessárias e importantes.

Profissional de Sucesso

Frequentemente quando me perguntam que curso de graduação eu faço e eu respondo Administração, as pessoas não dão muita importância, acham um curso qualquer. Acredito que como a minha profissão, várias outras também sintam esse certo preconceito e desvalorização.


Talvez esse preconceito seja causado pelo fato de algumas pessoas de cabeça pequena dizer que escolheram administração, pois não sabiam o que fazer, ou que administração é para quem não sabe o que fazer. Infelizmente existem pessoas que pensam assim, porém esse tipo de gente existe em qualquer profissão, por exemplo, aquelas que escolhem determinado curso, apenas pelo salário que ela pode trazer ou pelo status.

Certo dia uma amiga muito próxima me falou que achava que o curso de administração era pouco pra mim, que eu deveria aproveitar minha capacidade para um curso mais importante. Na hora fiquei bastante chateada e revoltada, é difícil de entender porque as pessoas desvalorizam algumas profissões e supervalorizam outras.

Nem sempre quando escolhemos um curso, temos a certeza de que aquilo é o certo e que vamos passar o resto da nossa vida desempenhando essa profissão, porém faz parte do processo de aprendizagem criar o orgulho da profissão e passar a amar o que se está aprendendo. Se você não ama o que faz e permanece por um longo período com essas dúvidas é porque esse curso não o fará feliz e não adianta continuar insistindo em um erro, apenas porque você acha a profissão bonita, ou porque seus familiares querem que você faça, ou por qualquer outro motivo.

Eu acredito que nenhum curso é mais importante que outro. Existem alguns que são mais difíceis com certeza, mas quanto ao grau de estudos, quem definirá é a vontade que o aluno tem de aprender.

As profissões fazem parte de um sistema, onde todas são necessárias, é como a velha história do corpo humano, precisamos de todos os órgãos para que nosso corpo funcione e se algum parar de funcionar, sentiremos falta dele. Nas profissões acontece a mesma coisa, precisamos de professores, engenheiros, padeiros, cabeleireiros, jornalistas, médicos, psicólogos, administradores, vendedores, pedreiros, advogados, escritores, publicitários e todas os outros.

Por isso, hoje, bem resolvida, digo que sinto muito orgulho de cursar administração. Essa é uma profissão que exige e que exigirá muito das minhas habilidades. Não me sinto menos competente do que um médico ou um engenheiro, apenas desempenho papel diferente. Não digo que não tive dúvidas no início, esse processo é normal, mas hoje vejo que essa é a profissão que escolhi para a minha vida e não me vejo fazendo outra coisa. Espero que cada um possa sentir esse orgulho do que escolheu.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento