Oportunidades de negócios no mercado de drones

Da construção, a mineração, agricultura, segurança e entretenimento, drones estão transformando a forma como os negócios estão sendo feitos em todo o mundo.

A maioria das empresas hoje estão com as atenções direcionadas aos drones. Com eles e possível otimizar os custos e usar o tempo de maneira eficaz para executar uma variedade de tarefas, incluindo levantamento topográfico, mapeamento e aquisição de dados.

De acordo com um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers, as empresas e indústrias do setor de construção podem economizar até US$ 45,2 bilhões com o uso de drones. Na agricultura, os ganhos podem chegar a US$ 32,4 bilhões.

Atualmente as aeronaves não tripuladas, ou VANTs, são usadas não ​​apenas para tirar fotos e vídeos, os drones agora são vistos como tecnologias modernas que podem fornecer as indústrias uma gama de benefícios. Veja abaixo alguns mercados que estão tirando vantagem desta tecnologia.

Fotografia e Vídeos

O uso de drones no cinema e na TV está crescendo. Eles conseguem dar aos cineastas mais autonomia, criatividade e liberdade para experimentar diferentes ângulos de câmera que anteriormente não eram possíveis. Os filmes de Hollywood como Skyfall e O Lobo de Wall Street têm usado a tecnologia dos drones para filmar cenas aéreas anteriormente produzidas por helicópteros ou aviões. Drones também conseguem proporcionar às produtoras menores um orçamentos mais enxuto e a oportunidade de fazer imagens aéreas iguais as dos helicópteros.

De casamentos a belas imagens da natureza, drones também estão sendo aproveitados por fotógrafos para dar aspectos únicos às suas fotos. Eles permitem capturar fotos a partir de perspectivas exclusivas e em alturas antes inacessíveis.

Agricultura

A agricultura é um mercado que está se beneficiando muito com essa tecnologia. Com eles os agricultores podem gerenciar e inspecionar grandes campos com maior precisão, exatidão, rendimento e eficiência. Também podem monitorar o crescimento de colheita, a qualidade do solo e realizar facilmente a contagem do gado. Podem criar mosaicos dos campos, dados de elevação e até mesmo monitorar os níveis de umidade. Os drones também podem fornecer dados regulares e consistentes para que os agricultores possam implementar procedimentos adequados nas plantações e monitorar melhor os seus recursos. Substituindo os helicópteros pelos drones, os agricultores conseguem reduzir drasticamente os custos e conseguem identificar áreas com problemas com mais antecedência.

Busca e Resgate

Drones podem ser usados também para ajudar as autoridades durante as operações de busca e salvamento e estender essa busca por uma área muito maior. Essss esforços são muito caros com o uso de helicópteros e aviões. Utilizando os drones o preço cai significativamente. Eles podem inspecionar áreas com imagens de alta resolução, vídeos com qualidade 4K e câmeras com sensores térmicos que podem ver através dos objetos.

Drones também podem ser utilizados para soltar suprimentos do ar para áreas de difícil acesso mapeando grandes regiões. Em caso de emergência, os drones podem ajudar as autoridades a avaliar os riscos das catástrofes naturais, como incêndios, inundações e furacões.

Inspeções Térmicas

Com uma câmera térmica em seu Drone você pode ajudar a detectar problemas antes que eles cresçam. Elas podem melhorar a eficiência do fornecimento de energia através da detecção de fugas de calor evitando perdas. Podem detectar problemas relacionados com o isolamento na construção e defeitos nos painéis solares. Os bombeiros ainda podem usar câmaras térmicas para analisar incêndios, facilitar a busca do centro do fogo e encontrar vítimas perdidas na fumaça ou neblina. Na agricultura, as câmeras térmicas podem avaliar a maturação do fruto, estimar o rendimento de plantas, inspecionar doenças e verificar os níveis de irrigação.

Construção e mineração

As indústrias de construção e mineração estão fazendo uso da tecnologia dos Drones para economizar tempo e aumentar a eficiência baixando os custos. As inspeções de telhado são geralmente caras e arriscadas para a segurança dos trabalhadores, com os drones eles podem economizar com o seguro. Os operadores de drones podem agora acompanhar o progresso diário de um edifício que está sendo construído em um modelo 3D e até mesmo movê-lo com alto nível de precisão. Os usuários podem coletar dados de elevação, medições volumétricas e criar mapas 3D para georreferenciamento.

O uso de Drone na indústria de mineração deixa as operações mais seguras e eficientes. Os operadores podem obter resultados expressivos sem expor os trabalhadores a ambientes perigosos e por um preço bem mais em conta. Os operadores podem monitorar extrações, medir linhas quebradas, criar modelos de linha de contorno e mapas 3D.

Energia

Empresas de energia solar, eólica e elétrica abrangem grandes áreas que geralmente são de difícil acesso. Drones podem produzir mosaicos georreferenciados de vento e campos solares, bem como mapas 3D e detectar ondas térmicas. O governo canadense está oferecendo subsídios e incentivos financeiros para empresas que provem a sua eficiência energética utilizando Drones.

Durante as inspeções em fazendas solares o drone pode identificar painéis com defeitos e identificar qual painel pode vir a falhar no futuro. As imagens captadas por uma câmera infravermelha podem mostrar a distribuição de calor, painéis superaquecidos e todas as rachaduras das células solares.

Em vez dos técnicos terem que usar binóculos e lentes poderosas do chão, para inspecionar pás de turbinas em parques eólicos, os drones podem fornecer uma opção mais segura e eficaz. As empresas de petróleo e gás estão usando drones para detectar vazamentos em torno de poços de petróleo, inspecionar quilômetros de dutos e monitorar as emissões de gases.

Não há dúvida de que varias indústrias serão atingidas pela tecnologia dos Drones. Com eles as empresas podem cortar custos e ajudar a proteger o meio ambiente. Inspeções também podem ser feitas de forma mais rápida, com maior detalhe e precisão. Eles permitem inspeções em áreas anteriormente inacessíveis, reduzem os riscos de segurança e os custos, além de fornecer dados precisos para uma ampla variedade de aplicações. Tudo isso é motivo suficiente para ficar atento para um aumento significativo das vagas de trabalho utilizando os drones em um futuro muito próximo. Com a popularidade dos drones e as oportunidades de negócios crescendo, o futuro desta tecnologia está apenas decolando.

Ótimos negócios!

Para incorporar drones em suas estratégias comerciais e de marketing acesse www.drondrones.com.br ou ligue 85 3038-2665 e 999-997-792.

Leia mais em www.drondrones.com.br
Siga-nos: @drondrones no Instagram | drondrones no Facebook | Dron Drones no LinkedIn
Um ótimo voo pra você!

Leia mais em www.drondrones.com.br

Siga-nos: @drondrones no Instagram | drondrones no Facebook | Dron Drones no LinkedIn

Márcio Régis Galvão é Gerente de Marketing na Alscience Engenharia, professor de Tecnologia VANT no Instituto de Formação Tecnológica, CEO na Dron Drones Imagens Aéreas e na Consultoria MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia VANT com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional em empresas no Brasil e Estados Unidos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento